00:00:00

Promoção social

Shéridan Amchieta apresenta balanço de ações sociais do primeiro semestre.


Crédito Social foi o destaque
 
A Secretaria da Promoção Humana e Desenvolvimento (SEPHD) apresentou esta semana, dados referentes ao balanço das ações sociais desenvolvidas no primeiro semestre de 2012. Entre as novidades do período, está a implantação do programa Mãe Merendeira, que gera emprego e renda para 500 mulheres e também a oferta de cursos profissionalizantes para atender aos beneficiários do programa Crédito Social.

A oferta de cursos do Crédito Social contempla uma das condicionalidades do programa que prevê a qualificação profissional dos seus beneficiários. Em junho, foram destinadas 794 vagas em cursos profissionalizantes exclusivas para os beneficiários do Crédito Social que vivem na capital e 750 vagas para os municípios do interior.

Para a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta esta ação é uma mostra do compromisso do Governo de Roraima com as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

“O Crédito Social é uma ação inovadora que transformou a política de assistência social em Roraima trazendo mais dignidade para as famílias de baixa renda. Hoje, atendemos a 51 mil pessoas em todo o Estado que recebem seu benefício sem atraso, sempre a partir do dia 15, injetando na economia local, o equivalente a R$ 61 milhões todo mês. São recursos próprios do Governo que contribuem para melhorar a vida dessas famílias”, afirmou.

Em relação ao Mãe Merendeira, a secretária destacou os bons resultados obtidos com a inserção das mães no ambiente escolar. “O Mãe Merendeira é uma ação nova que está trazendo muitos resultados positivos. Além de geramos emprego e renda para 500 mulheres, proporcionamos a elas a condição de trabalharem convivendo com os seus próprios filhos e com os alunos da sua própria comunidade. Assim, o preparo da merenda ganhou um reforço ainda maior, proporcionado pelo vínculo afetivo dessas mães com a função que desempenham nas escolas”.

Rede Viva – Outro programa implantado pela SEPHD e que se tornou uma referência na região Norte é o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência – Viva Comunidade, que atende gratuitamente a 600 usuários com múltiplas deficiências oferecendo acompanhamento nas áreas de educação especial, estimulação precoce, saúde, arte e desporto.

O Viva oferece atividades que promovem o desenvolvimento físico, motor e intelectual da pessoa com deficiência e o acompanhamento das famílias. Este ano, 20 usuários do Centro foram intermediados para o mercado de trabalho conquistando um emprego.

O programa está sendo ampliado com a instalação do Viva Comunidade 2 que irá agregar os serviços dos Centro de Atividade e Desenvolvimento de Altas Habilidades e Superdotação (CADAH/S), Centro de Atenção à Pessoa com Surdez (CAS), Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual (CAP)  e autismo.

A Secretaria irá inaugurar em breve, o Centro de Referência do Idoso – Viva Melhor Idade, com oferta de serviços de saúde, educação, esporte e cidadania para os idosos da capital. O novo espaço tem sete mil metros quadrados com piscina, quadra coberta, refeitório, administração, lavanderia, bloco social, almoxarifado, bloco de atendimentos e salas de atividades físicas e recreação. A iniciativa é considerada como um dos marcos na política estadual de atenção à pessoa idosa.

Novos programas – Para o segundo semestre deste ano, está prevista o lançamento do EmpregaRR, uma ação para incentivar a oferta de empregos no Estado, promovendo a qualificação profissional e a intermediação da mão de obra.

Outra ação para o segundo semestre, é o lançamento do Cuidar, um programa de complementação alimentar e nutricional para crianças de seis meses a quatro anos de idade, com a oferta mensal de leite em pó, enriquecido com os devidos nutrientes necessários ao seu desenvolvimento saudável.

Últimas Postagens