- 05 de janeiro de 2026
2 municípios de RR discutem saúde
O Ministério da Saúde (MS) realiza videoconferência para os gestores de 09 estados sobre o Programa de Saúde na Escola (PSE). O evento ocorre no prédio do DATASUS, nesta quinta-feira (05), das 13h às 16h, horário local. Quem preferir poderá acompanhar a vídeo pelo endereço eletrônico: www.saude.gov.br/emtemporeal.
Durante a videoconferência, será feito treinamento do módulo de monitoramento das ações referentes ao programa aos gestores dos municípios dos estados de Roraima, Pará, Rodônia, Tocantins, Goiás, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal.
Este ano, em Roraima, apenas dois municípios fazem parte do programa: São João da Baliza e Boa Vista. Maysa Ruiz, gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde da Família, destaca que é a participação dos demais gestores é importante, pois os municípios podem aderir ao programa nos próximos anos.
Pelo menos 16 escolas e 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos dois municípios fazem parte do programa. Em Boa Vista, são 14 escolas: Amazonas Brasil, Maria Gertrudes, Nova Canaã, Dalício Farias, Delaci, Centenário, Edsonina, Darci Ribeiro, Maria Gonçalves, Martinha Thury, Valdemarina, Francisco Cássio, Teresa Maciel e Francisco Bríglia.
São João da Baliza cadastrou duas escolas no programa. Cada escola é vinculada a uma UBS. A unidade de saúde é responsável pelos desenvolvimentos das ações de saúde durante o ano letivo de 2012. As Equipes de Saúde da Família realizarão visitas periódicas e permanentes às escolas participantes do PSE para avaliar as condições de saúde dos alunos e realizar atendimento, de acordo com as necessidades dos estudantes.
Entre as principais ações pactuadas estão avaliação clínica, nutricional, promoção da alimentação saudável, avaliação oftalmológica, da saúde e higiene bucal, auditiva, psicossocial, atualização e controle do calendário vacinal, redução da morbimortalidade por acidentes e violências, prevenção e redução do consumo do álcool e prevenção do uso de drogas.
Devem ser desenvolvidos ainda trabalhos de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva, controle do tabagismo e outros fatores de risco de câncer, educação permanente em saúde, atividade física e saúde, promoção da cultura da prevenção no âmbito escolar e inclusão das temáticas de educação em saúde no projeto político pedagógico das escolas.
INVESTIMENTO
O MS destinou R$ 113.900,00 para os municípios de Boa Vista e São João da Baliza investirem no PSE, que atua na prevenção, assistência à atenção e à saúde de estudantes da rede pública de ensino.