00:00:00

Na Câmara

Teresa fala em plenário sobre os 18 meses de trabalho


Teresa fala sobre os
18 meses de trabalho 

Em pronunciamento realizado nesta segunda-feira (2), no plenário da Câmara dos Deputados, a deputada Teresa Surita (PMDB) fez um balanço do trabalho realizado nos 18 meses em que ocupa o cargo. A parlamentar, que foi a mais votada em 2010, reafirmou o compromisso com suas principais bandeiras ao longo dos mais de 20 anos de dedicação à política e às pessoas: educação, saúde e defesa dos direitos da criança, do adolescente e das mulheres.
 
Teresa, que conquistou a vice-liderança do PMDB na Câmara, tem ocupado espaços importantes em seu mandato. Atualmente, é membro do Conselho de Altos Estudos \"\"e Avaliação Tecnológica, do qual participam apenas 11 deputados; coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes; vice-presidente da Comissão Especial de Educação, que aprovou recentemente a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação, meta incluída no Plano Nacional de Educação (PNE – 2011-2020); dentre outros.
 
"Tive a honra de ser a primeira vice-presidente da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação e alcançamos a vitória de aprovar como meta para os próximos dez anos dobrar os investimentos na educação, aspecto fundamental para melhorar a qualidade e possibilitar o desenvolvimento sustentado de nosso país”, disse a deputada.
 
Outra vitória importante neste período foi a aprovação do Projeto de Lei 7672/10, que garante às crianças e aos adolescentes o direito de serem educados e cuidados sem o uso de violência. A medida, relatada por Teresa, foi aprovada por unanimidade em Comissão Especial da Câmara e aguarda prazos regimentais para seguir ao Senado. “Tive a alegria de aprovar o texto substitutivo que propus e que foi elaborado após intenso debate nesta Casa e em vários fóruns”, afirmou.
 
Em relação à apresentação de projetos de lei, a deputada mencionou que tem se debruçado sobre importantes assuntos. São dela propostas que preveem investimentos em projetos sociais por meio das obras preparatórias para grandes eventos, como as olimpíadas e a Copa do Mundo de Futebol; a instalação de lixeiras para a coleta seletiva de lixo nos conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida; o fim do prazo de carência para a concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez a gestantes acometidas de doenças decorrentes da gravidez; e o aumento da compensação financeira pela exploração de recursos minerais, em favor da pesquisa para o setor mineral no país.
 
“É assim que tenho conduzido meu mandato como deputada federal, priorizando relevantes questões, como os direitos humanos, a saúde, a educação e o bem-estar de crianças e adolescentes”, acrescentou Teresa.
 
A deputada aproveitou a oportunidade para parabenizar Boa Vista, que no próximo dia 9, comemora 122 anos. “Parabéns, Boa Vista, cidade acolhedora e linda! Parabéns ao povo boa-vistense, que constrói na mais bela capital do norte do país o sonho de um futuro melhor e da felicidade de muitas famílias”, concluiu.

Últimas Postagens