- 05 de janeiro de 2026
Crédito social chega a municípios
A secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta anunciou nesta quarta-feira (20), a oferta de cursos profissionalizantes para atender exclusivamente aos beneficiários do programa Crédito Social nos municípios do interior.
Inicialmente, estão sendo ofertadas 650 vagas em 23 turmas para os municípios de Rorainópolis, Caracaraí, Mucajaí, Amajari, Alto Alegre, Pacaraima, Iracema e São Luís do Anauá atendendo aos beneficiários que moram na Vila Moderna. Os interessados devem procurar as secretarias de ação social dos seus municípios munidos dos documentos pessoais.
“A oferta de qualificação profissional foi um compromisso assumido pelo Governo de Roraima com os beneficiários do Crédito Social. Estamos iniciando esse trabalho, atendo a capital e também a oito municípios do interior, oferecendo diversos cursos e garantindo aos beneficiários do programa a oportunidade de uma capacitação. Desta forma, criamos condições para que facilitar a sua inserção no mercado de trabalho”, afirmou a secretária, Shéridan de Anchieta.
Ela destacou ainda, que a proposta é atender todos os 15 municípios de Roraima até o final deste ano. No total, já foram disponibilizadas mais de 2.200 vagas em cursos gratuitos, ministrados em parceria com o Sistema S e instituições de ensino superior. As aulas de algumas turmas já iniciaram.
Clemilda Viana é beneficiária do Credito Social e uma das aulas da primeira turma do curso de Auxiliar Administrativo que está sendo ministrado na própria Central do Crédito, em Boa Vista. Ela está desempregada e falou sobre a importância de aproveitar oportunidades como as oferecidas pelo Governo de Roraima.
“Eu estou desempregada há algum tempo e sempre que busquei uma ocupação, esbarrei na questão da qualificação profissional. Agora, estou aproveitando essa oportunidade e pretendo fazer ainda mais cursos que o Crédito Social oferecer como forma de me preparar para conseguir uma vaga no mercado de trabalho”, disse a aluna.
A escolha dos cursos é feita de acordo com a necessidade verificada em cada município atendendo a demanda do mercado de trabalho. No interior, estão sendo ofertados também cursos de artesanato do Programa de Artesanato de Roraima (PAR).
Cursos para o interior:
- Rorainópolis: Auxiliar de Eletricista, Auxiliar Financeiro, Padeiro e Confeiteiro, Costureira e Artesanato.
- Caracaraí: Operador de Computador e Artesanato.
- Mucajaí: Operador de Computador e Artesanato.
- Amajari: Operador de Computador e Artesanato.
- Alto Alegre: Cuidador Infantil, Merendeira, Agente de Combate à Endemias.
- São Luis do Anauá (Vila Moderna): Cuidador Infantil, Merendeira, Agente de Combate à Endemias.
- Iracema: Cuidador Infantil, Merendeira, Agente de Combate à Endemias.