- 05 de janeiro de 2026
Roraima mostra inclusão social
O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência – Viva Comunidade é um dos destaques no estande de Roraima na Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável Rio+20. O espaço que foi organizado para mostrar aos visitantes de todo o mundo os potenciais ecológicos, turísticos e econômicos de Roraima, também está divulgando o Viva Comunidade como um exemplo de prática inovadora que promove a inclusão da pessoa com deficiência e a sua melhoria de qualidade de vida.
Na visita ao espaço, o público poderá assistir aos vídeos do Viva Comunidade que divulgam atividades como a Mostra de Artes do programa, depoimentos de familiares dos usuários e também apresentam a estrutura do Centro que hoje atende gratuitamente a 600 usuários com múltiplas deficiências. Eles recebem acompanhamento nas áreas de educação especial, estimulação precoce, saúde, arte e desporto.
“A atenção à pessoa com deficiência foi um compromisso assumido pelo Governo de Roraima que se tornou uma prioridade em nossas ações sociais. No Viva Comunidade, a pessoa com deficiência recebe gratuitamente o acompanhamento com uma equipe multiprofissional, trabalho que contribui para o desenvolvimento de suas potencialidades e para a sua inclusão social. Nossa meta é concretizar a instalação da segunda unidade do Viva até o próximo ano, ampliando o serviço de atenção à pessoa com deficiência em Roraima”, destacou a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.
O Viva Comunidade 2 deverá englobar os serviços dos Centro de Atividade e Desenvolvimento de Altas Habilidades e Superdotação (CADAH/S), Centro de Atenção à Pessoa com Surdez (CAS) e no Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual (CAP). O Governo de Roraima articulou a liberação de R$ 1,7 milhão que estão sendo empregados na reforma e ampliação de um prédio no bairro São Pedro que abrigará os serviços do Viva 2.
Rio+20 – A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20 segue até o dia 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro. O encontro marca os 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.