- 05 de janeiro de 2026
Dilma pede e Braga continua líder
O próprio senador Eduardo Braga (PMDB-AM), líder do governo no Senado, não acredita que será cabdidato a prefeito de Manaus, este ano, apesar do seu favoritismo.
Ele esteve com a presidenta Dilma neste sábado e ouviu dela um pedido para que permaneça à frente da liderança do governo. Braga fez as contas e estima que até a eleição, em outubro, haverá doze sessões debilerativas no Senado, o que a rigor não atrapalharia sua eventual candidatura, mas concluiu que a melhor solução será um nome de consenso definido com o governador do Amazonas, Omar Aziz (PSD).
O candidato, "um deputado estadual ou ums deputada federal" do PMDB, segundo o líder, será anunciado em comum acordo também com os senadores Vanessa Graziotin (PSdoB-AM) e Alfredo Nascimento (PR-AM), que também integram a base de apoio do governo Dilma.
O candidato desse grupo enfrentará o tucano Arthur Virgílio, que foi líder do PSDB no Senado até ser derrotado nas urnas, em 2010, ficando sem mandato. Virgílio conta com o apoindo atual prefeito de Manaus, Amazonino Mendes.