00:00:00

Ajuda ao interior

Salas de atendimento ao empreendedor instaladas no interior.


Empreendedor terá salas para trabalhar

A agilidade na prestação de serviços para abrir ou dar baixa numa empresa, realizar alteração no contrato social, emitir alvará de construção, licença sanitária ou alvará de funcionamento são alguns dos serviços que estarão disponíveis de forma rápida e sem burocracia para os empresários e futuros empreendedores dos municípios de São Luiz do Anauá, Caroebe e Rorainópolis a partir da próxima semana.
Na terça-feira (19), o Sebrae em parceria com as prefeituras dos municípios de São Luiz e Caroebe inaugura a Sala do Empreendedor, um espaço diferenciado de atendimento ao empreendedor onde ele poderá receber informações e orientações sobre os procedimentos necessários para a abertura e formalização de empresas, com redução da burocracia.
A cerimônia de inauguração da Sala do Empreendedor, em São Luiz do Anauá, terá início às 8h na sede da prefeitura e em Caroebe será, no mesmo dia, às 14h, também na sede da prefeitura. Em Rorainópolis o evento está marcado para a quarta-feira (20), a partir das 10h, no prédio da prefeitura. As solenidades contarão com a presença do prefeito de cada município, empresários, vereadores e representantes do Sebrae.
As salas funcionarão no prédio da prefeitura de cada município e servirá também como local de fonte de informações para Empreendedores Individuais, para os trabalhadores efetuarem suas inscrições nesta categoria.
Segundo a assessora de políticas públicas do Sebrae, Núbia Ribeiro, o diferencial da Sala do Empreendedor é o atendimento integral ao empreendedor e a facilidade de encontrar, em um só local, profissionais e serviços de vários setores da prefeitura, o que tornará o atendimento mais rápido.
Destaca ainda a parceria com outros órgãos federais, estaduais e municipais, incluindo a Junta Comercial do Estado, o que possibilitará a consulta a cadastros da Receita Federal, INSS, Fazenda Estadual, além de outras ferramentas de apoio aos empresárioso que irá “simplificar ainda mais a burocracia nos procedimentos de abertura, alteração e baixa de empresas”, comentou.
“A Sala do Empreendedor é um espaço específico de atendimento simplificado criado para apoiar a formalização e o funcionamento das micro e pequenas empresas municipais e por isso, torna-se então uma agência de desenvolvimento local ao permitir a legalização das atividades empresariais”, avaliou.
Na Sala do Empreendedor, empreendedores poderão buscar informações, obter orientação de como atender aos requisitos legais deinstalação e fechamento empresarial, com todos os procedimentos unificados num só local. As informações serão repassadas por funcionários treinados e capacitados também chamados de “Agentes de Desenvolvimento” para prestar todas as informações necessárias.
Ainda conforme a assessora, a instalação da sala faz parte das ações previstas do Sebrae por meio da Unidade de Políticas Públicas que tem feito a articulação com as prefeituras para que todos os municípios do Estado tenham uma Sala do Empreendedor.  “Nas nossas visitas aos municípios, visando implementar a lei geral da Micro Empresa, estamos propondo e orientando as prefeituras para que elas criem os espaços para a instalação dessa sala e essas três prefeituras do Sul do Estado já compreenderam a importância e disponibilizaram espaços, mobiliários e pessoal para a inauguração de suas salas”, declarou.
Núbia esclarece que a abertura das salas faz parte do trabalho deimplementação da Lei Geral, ou seja, “fazer com que aquilo que está escrito saia do papel. "Estamos promovendo ações dentro dos municípios para executar o que está previsto na Lei e a inauguração da Sala do Empreendedor é uma delas. Cada sala vai contar com a participação da figura do Agente de Desenvolvimento, profissional responsável em passar orientações para micro empresários e empreendedores individuais no município”, citou.

Últimas Postagens