- 05 de janeiro de 2026
Roraima ganha prêmio da Caixa
O superintendente da Caixa Econômica Federal em Roraima, Márcio Mourão, entregou ao governador José de Anchieta o diploma do prêmio “Melhores Práticas Brasileiras”, como reconhecimento pela realização do Plano Diretor de Saneamento Integrado (PDSI) da cidade de Boa Vista, elaborado pelo governo estadual, em parceria com o Ministério das Cidades.
A solenidade de entrega aconteceu na tarde desta terça-feira (12), na Sala de Reuniões do Palácio Senador Hélio Campos. Este é o segundo prêmio concedido pela Caixa ao governo do estado. O primeiro aconteceu em 2009, quando houve o reconhecimento do projeto de urbanização do bairro São Bento.
“É um orgulho para a Caixa premiar o governo de Roraima pela obra de saneamento, algo importante para a população, que ganha em saúde, o que implica em qualidade de vida”, disse Márcio Mourão, que na solenidade representava o presidente da Caixa, Jorge Hereda.
O governador José de Anchieta disse que logo que assumiu o governo, em dezembro de 2007, tinha em mente a realização das obras de saneamento básico. “No começo, encontrei muita resistência, porque havia uma visão estigmatizada de que era obra enterrada”, afirmou, lembrando que encontrou guarida na Assembleia Legislativa, que aprovou o projeto.
Atualmente, toda a população de Boa Vista dispõe de água potável e 67%, de esgotamento sanitário. Anchieta disse que pretende encerrar o governo com a cobertura de 80% de esgotamento sanitário em Boa Vista. “Hoje, entre as capitais brasileiras, só Campo Grande (MS) chega perto de Boa Vista, com 64%”, disse o governador.
Energia – Anchieta disse ainda que está em andamento um projeto de eletrificação que vai permitir a interligação de todos os municípios do interior de Roraima em 69 kVA. O objetivo é que, em 2014, quando chegar o linhão de Tucuruí, essa energia possa alcançar toda a população de Roraima e não só a da capital. Será um investimento de R$ 230 milhões.