00:00:00

Mensalão

STF marca julgamento para começo de agosto


STF marca julgamento
para começo de agosto

Comunicar erro Imprimir Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) definiram, no final da tarde desta quarta-feira (6), um possível cronograma de trabalho para o julgamento do caso do mensalão. Os magistrados definiram que o primeiro dia do julgamento seria em 1º de agosto --data que o Judiciário retorna \"\"do recesso do meio de ano-- para iniciar as sustentações orais da Procuradoria-Geral da República e dos 38  réus do caso. As definições foram feitas durante uma reunião administrativa da Suprema Corte.

O julgamento seria dividido em duas partes: a primeira, do dia 1º até o dia 14 de agosto, com sessões diárias de segunda a sexta-feira, e duração de cinco horas por dia, iniciando com a fala do procurador-geral da República, que durará cinco horas.

Na segunda fase, que deve ser iniciada no dia 15 de agosto, o relator, o ministro Joaquim Barbosa, apresentará seu voto e o segundo voto a ser apresentado será o do ministro Ricardo Lewandowski, que é o revisor do processo.

A expectativa é que nesta segunda fase as sessões ocorram três vezes por semana, às segundas, quartas e quintas no período da tarde, sem prazo determinado de duração.

Todo este cronograma depende da entrega do processo pelo ministro Lewandowski após a revisão. Se ele entregar até o fim do mês de junho, este cronograma está mantido. De acordo com a assessoria do ministro, a entrega será feita até o fim deste mês.

"Para que a atenção fosse viva e acesa, e para favorecer os que vão falar por último", o presidente do STF, Carlos Ayres Britto, justificou a delimitação de tempo para a primeira fase do julgamento.

Últimas Postagens