- 05 de janeiro de 2026
Trocar um maço de
cigarro por árvores
Com o tema, “Fumar faz mal pra você, faz mal pro planeta” do Dia Mundial sem Tabaco deste ano, lembrado sempre no dia 31 de maio, busca conscientizar as pessoas que a cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade. Para cada 300 cigarros produzidos, uma árvore é sacrificada, significando que o fumante de um maço de cigarros por dia consome duas árvores em um mês.
Para a programação do Dia Mundial, a Secretaria Estadual de Saúde de Roraima levará serviços à comunidade. A mobilização acontece nesta quinta-feira, 31, a partir das 17h30, na Praça Velia Coutinho. A organização é do Núcleo de Doenças e Agravos não Transmissíveis (Dantes), da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde (CGVS).
Na ação acontece aferição de pressão e orientação dos malefícios do cigarro, com a parceria dos acadêmicos de medicina da Universidade Federal de Roraima e da Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina (IFMSA-Brazil).
A população poderá trocar carteira de cigarros por muda de plantas ou maçãs. Cerca de 200 mudas de plantas que serão distribuídas no local foram pelo Horto Municipal. Já a equipe de Oncologia do Estado vai referenciar os fumantes para as unidades de tratamento. O encerramento das atividades será com uma caminhada em torno da Praça das Águas e parte do complexo Airton Senna.
Segundo Leila Cristina Ramires, registradora de dados do Dantes, seis milhões de mortes provocadas pelo cigarro no mundo, 600 mil são de fumantes passivos. “A fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo substâncias cancerígenas”, alertou.
Para Liliana Bezerra, diretora do Departamento da Política da Atenção Oncológica da Sesau, o aconselhável é que o próprio dependente procure tratamento numa das cinco unidades abertas na capital. “A gente não pode esquecer que o vício é uma doença, pois a pessoa não para porque não quer, pelo contrário, é porque não consegue parar de fumar”, comentou.
UNIDADES DE TRATAMENTOS
Em Boa Vista, existe cinco Casas de Saúde com tratamento para o fumante, localizadas nas Casas de Saúde da Família no bairro União, São Vicente, Asa Branca, Jardim Primavera e no bairro Alvorada