00:00:00

Nova política

Crianças terão suplemento
para melhorar alimentação


Crianças terão suplemento
para melhorar alimentação

A secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta realizou na manhã desta quarta-feira (23), a entrega do projeto de lei do Cuidar, o novo programa social do Governo do Estado, aos deputados que compõem a Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa de Roraima.

O Cuidar é uma nova política social e de saúde que será desenvolvida em todo o Estado de Roraima, beneficiando aproximadamente 10 mil crianças de zero a quatro anos de idade que vivem em situação de insegurança alimentar ou vulnerabilidade social.

De acordo com o projeto de lei protocolado na Casa Legislativa, a proposta é fornecer mensalmente um kit com latas de leite em pó para as crianças incluídas no programa. As famílias dos beneficiários serão selecionadas a partir do banco de dados do Cadastro Social Único – CADSU, mantido pelo Governo de Roraima. A execução do programa será realizada em parceria com a Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).

Durante o encontro, a secretária Shéridan de Anchieta, esclareceu as dúvidas dos deputados em relação à execução do programa e solicitou apoio para que o documento seja analisado com celeridade.

“O Cuidar irá oferecer uma complementação alimentar, contribuindo para o desenvolvimento saudável das nossas crianças. Em contrapartida, a família assumirá o compromisso de zelar pela saúde dos seus filhos, comprovando a vacinação, a realização periódica de visita às unidades de saúde e também, a inclusão da criança na escola, quando for o caso” explicou a secretária.

Shéridan informou que o Governo está providenciando a criação de um posto centralizado de atendimento do Cuidar, que deverá funcionar no bairro Senador Hélio Campos. No local, além da entrega dos kits, deverão ser disponibilizados atendimentos de saúde conforme as condicionalidades do programa.

O presidente da ALE/RR, Chico Guerra informou que a Casa deverá analisar o projeto em caráter de urgência e a previsão é que o documento seja votado até o dia 15 de junho. 

“Ficamos muito entusiasmados com essa proposta do Governo do Estado. O Cuidar é mais uma ação que proporcionará uma atenção especial às crianças de Roraima”, disse o presidente.

Cuidar – O programa foi criado para fornecer complementação alimentar para crianças de seis meses a quatro anos que vivem em situação de insegurança alimentar. Mensalmente, cada criança receberá um kit com latas de leite em pó que atendam as necessidades nutricionais de cada etapa do seu desenvolvimento.

No caso de morte materna ou filhos de mães portadoras do vírus HIV, o benefício também será concedido a crianças de zero a seis meses. O Cuidar deverá entrar em funcionamento a partir do próximo semestre.

 

Últimas Postagens