Comissão debaterá projeto de
Teresa que aperfeiçoa programa
A Comissão de Desenvolvimento Urbano realizará audiência pública, às 11h desta quarta-feira (23), na Câmara dos Deputados, em Brasília, para debater o Projeto de Lei (PL) 2404/11, de autoria da deputada Teresa Surita (PMDB). O PL pretende aperfeiçoar o programa do Governo Federal ‘Minha Casa, Minha Vida’, inserindo medidas de proteção ambiental.
Teresa destacou que o programa tem como objetivo a construção de 2 milhões de casas até 2014 para serem habitadas por famílias com renda mensal de até R$ 4.650,00. Os investimentos a serem feitos até lá são da ordem de R$ 71,7 bilhões. Ela explica que a medida vai contribuir para melhorar a qualidade de vida desses moradores, garantir a proteção ambiental e a sustentabilidade do programa. “Este projeto é particularmente importante quando se considera que quase nada do lixo produzido no Brasil possui coleta seletiva, apesar da regularidade dos serviços de coleta domiciliar”, disse.
Segundo o deputado Leopoldo Meyer (PSB-PR), que solicitou a realização da audiência, a medida estabelece a exigência da implantação de lixeiras para a separação dos diferentes tipos de resíduos sólidos domiciliares nas habitações a serem construídas no âmbito do programa e outras medidas referentes ao gerenciamento de resíduos.
“Com essas mudanças, são criadas condições para a adequada separação e educação ambiental junto às famílias participantes do programa, vetor de demanda de outras medidas de gestão dos resíduos por parte dos poderes públicos”, explica Meyer.
Devem participar da discussão, o especialista em Infraestrutura sênior da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Rui Pires da Silva; o especialista em Infraestrutura da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Sérgio Luiz Cotrim; o secretário nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Nabil Georges Bonduki; o engenheiro sanitarista e gerente de coleta de destinação final de resíduos sólidos e urbanos da Prefeitura de Curitiba (PR), Luiz Celso Coelho da Silva; e a representante do Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (CONRESOL), composto por 20 municípios da região metropolitana de Curitiba, Rosamaria Milléo Costa.