- 05 de janeiro de 2026
Caracaraí já usa
energia de Guri
O Governo do Estado inaugurou neste sábado (19), às 11h, a subestação de energia de Caracaraí. A partir de agora, o município e região passarão a ser interligados ao Linhão de Guri, responsável pelo fornecimento de energia vinda da Venezuela, que passa pelas cidades de Boa Vista, Mucajaí e Iracema.
A nova subestação vai oferecer energia confiável, além de pôr fim à longa espera por parte dos moradores daquele município, uma vez que a atual usina termelétrica, gerida pela Companhia Energética de Roraima (CERR), apresentava uma série de transtornos, entre eles a poluição sonora.
Além disso, a subestação também representa mais economia ao estado, com a retirada das máquinas responsáveis por levar energia àquela localidade. A antiga usina contava com oito máquinas de 500 KVA, cinco de 700KVA, duas de 500KVA e quatro de 4.500 KVA. Estas serão desativadas e enviadas como reforço às usinas localizadas em Amajari, São João da Baliza, Normandia e Rorainópolis.
Serão desativados também os tanques de armazenamento de combustível. Até então, eram consumidos aproximadamente 600 mil litros de diesel e 200 mil litros de lubrificantes por mês para abastecer as máquinas. A proposta da CERR é que as vilas de Vista Alegre e Petrolina do Norte também sejam atendidas pelo Linhão de Guri até o fim deste ano.