- 05 de janeiro de 2026
Romero Jucá anuncia redução de 3% na tarifa de energia elétrica
Uma redução de 3% na conta de luz em todas as regiões do país foi anunciada em Plenário nesta quarta-feira (16) pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR). De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a economia é decorrente da nova definição da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), um recurso arrecadado para subvencionar sistemas não interligados, principalmente na Amazônia e no Centro-Oeste. Segundo Jucá, a Aneel definiu na terça-feira (15) a diminuição nos valores do subsídio para essas regiões e, com isso, a conta da energia elétrica deverá diminuir.
- É importante dizer que essa conta irá diminuir mais ainda, porque estão em andamento obras importantes que interligam sistemas isolados de energia no Norte. Estão em obras a ligação Tucuruí-Manaus, a ligação Manaus-Boa Vista e a ligação com Macapá. Portanto, nós teremos a condição de interligar três capitais ao sistema brasileiro de energia, fazendo com que tenhamos a condição de, de um lado, atender melhor e dar suporte ao desenvolvimento desses estados e, de outro lado, diminuir a conta de energia do povo brasileiro – comemorou.
Jucá destacou que o governo estuda também a diminuição de impostos do sistema da conta de energia elétrica, que hoje é muito alto. Para o senador, a energia é insumo de produção e bem-estar para a sociedade e, por isso, não pode ser tão cara.
Comissão da Verdade
O senador também comemorou a instalação na manhã desta quarta-feira da Comissão da Verdade, que investigará as violações dos direitos humanos durante o período de 1946 a 1988, que inclui o regime militar, e a regulamentação da Lei de Acesso a Informação. As duas matérias foram aprovadas pelo Senado no final do ano passado, quando o senador ainda era líder do governo.
- Nós vivemos um momento histórico no país. Nós tivemos mais orgulho ainda de ser brasileiros e de acreditar na democracia porque vimos hoje, numa solenidade que reuniu os ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Lula, junto com a presidente Dilma Rousseff, se instalar uma comissão que é fruto exatamente do amadurecimento da sociedade brasileira, do amadurecimento da classe política e do fortalecimento de 28 anos de democracia – declarou.
Operação Ágata
O senador registrou ainda a ida do vice-presidente da República, Michel Temer, a Roraima para, entre outras coisas, anunciar a ampliação do número de pelotões de fronteira na região amazônica, em decorrência da Operação Ágata, que mobiliza as Forças Armadas no Norte do país.