00:00:00

Crimes na Ditadura

Instalada Comissão da Verdade


Instalada Comissão da Verdade

 

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff  deu posse  hoje (16), no Palácio do Planalto, aos integrantes da Comissão da Verdade.  A comissão terá prazo de dois anos para apurar violações aos direitos humanos ocorridas no período entre 1946 e 1988, que inclui a ditadura militar (1964-1985).

\"\"“ O Brasil e as novas gerações merecem a verdade.  A comissão não será pautada pelo revanchismo e pelo ódio”, disse a presidente Dilma.

 O  senador Romero Jucá (PMDB/RR), que trabalhou como líder do governo à época que a Comissão da Verdade foi aprovada no plenário do senado, participou da posse e destacou o momento histórico vivido hoje : “ Foi uma  cerimônia emocionante, a presidente Dilma chorou ao lembrar os que morreram vítimas da ditadura e, fico muito orgulhoso de ter participado deste momento que fortalece a nossa democracia”, disse ele.

Romero Jucá ressaltou ainda o comparecimento na posse dos integrantes da Comissão da Verdade, de quatro ex-presidentes do Brasil:  José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. “Juntos somam 28 anos de retomada da nossa democracia e dos plenos direitos políticos”, disse o parlamentar.

 

Membros da Comissão da Verdade

Foram empossados na  Comissão da Verdade: José Carlos Dias, Gilson Dipp, Rosa Maria Cardoso da Cunha, Claudio Fonteles, Paulo Sérgio Pinheiro, Maria Rita Kehl e José Paulo Cavalcanti Filho .

Leia a biografia dos integrantes da Comissão da Verdade.

Últimas Postagens