- 05 de janeiro de 2026
Jucá destaca em plenário mês de vacinação dos povos indígenas
Meta é imunizar mais de 238 mil
Brasília - O Ministério da Saúde reforça a imunização dos indígenas brasileiros durante os próximos 30 dias. É o Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI) nas reservas indígenas, com o objetivo é alcançar os indígenas que moram em aldeias, em áreas de difícil acesso e com baixa cobertura vacinal.
O mutirão do Ministério da Saúde, foi destacado pelo senador Romero Jucá (PMDB/RR) durante discurso em plenário nesta segunda (7). Segundo ele serão oferecidas mais de 350 mil doses contra diversas doenças, como hepatite B, paralisia infantil, difteria, tétano, coqueluche, meningite, gripe, caxumba, febre amarela, entre outras doenças. A campanha começou no último sábado e vai até dia 05 de junho.
Jucá ressaltou ainda que a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) selecionou todos os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e irá realizar uma mega operação, com o envolvimento direto de 3.124 profissionais de saúde.
- As vacinas serão oferecidas para toda a população indígena aldeada - 238.266 mil pessoas, principalmente para crianças menores de cinco anos, mulheres em idade fértil e idosos – ressaltou o parlamentar.
Serão investidos mais de R$ 4,3 milhões entre aquisição de insumos e imunobiológicos, logística e transporte.