00:00:00

Viva Comunidade

Culto e ampliação marcaram
o 2o. aniversário do Centro


Culto e ampliação marcaram
o 2o. aniversário do Centro

O aniversário de dois anos do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência – Viva Comunidade foi comemorado na manhã desta segunda-feira (7) com a realização de um Culto Ecumênico. O evento contou com a presença de autoridades do Estado, equipe do Viva Comunidade e seus usuários.

Além das mensagens apresentadas pelos convidados das igrejas Assembléia de Deus Vida Abundante, Diocese de Roraima, Igreja do Evangelho Quadrangular e do Ministério Internacional da Restauração, os presentes assistiram a apresentação cultural e também um vídeo com depoimento de pais, servidores e alunos que destacaram a importância do Viva Comunidade em suas vidas.

O Governador do Estado, José de Anchieta falou sobre a importância do Viva Comunidade, destacando o apoio prestado pelo Centro às famílias que convivem com uma pessoa com deficiência.

“O Viva Comunidade trouxe uma melhoria de vida muito grande para as famílias. Aqui, a pessoa com deficiência encontra os serviços e o apoio que precisa para se desenvolver e alcançar a sua inclusão social”, destacou.

Atualmente, o Viva Comunidade atende a cerca de 600 usuários com múltiplas deficiências que recebem o acompanhamento de uma equipe multiprofissional nas áreas de estimulação precoce, educação especial, saúde, artes e desporto. Nesses dois anos, o Centro realizou 19.375 atendimentos diversos, atendimento interdisciplinar, exames e atendimentos de saúde na rede pública.

A secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta, destacou os resultados obtidos com o trabalho do Viva Comunidade e agradeceu o empenho de todos os profissionais que atuam no Centro.

“O Viva Comunidade representa uma conquista para todos nós, gestores e sociedade. Em apenas dois anos alcançamos resultados muito expressivos. Prova disso é que o Viva se tornou uma referência nacional e prioridade nas ações sociais do Governo”, afirmou.

Janete Mendes, mãe de uma aluna do Centro, disse que os serviços oferecidos no  Viva Comunidade transformaram a vida da sua filha para melhor. Ela ressaltou o desenvolvimento da criança que hoje, consegue se comunicar e se movimentar com mais autonomia.

“Minha filha Nicole está no Viva Comunidade desde que o Centro foi criado. Ela participa do balé e recebe o acompanhamento da fonoaudióloga. Esse trabalho trouxe um resultado muito positivo. A Nicole se tornou uma criança mais ativa, comunicativa e isso influenciou também no seu desenvolvimento intelectual”, disse a mãe.

Ampliação – O Governo do Estado já iniciou o processo para a implantação da segunda unidade do Viva Comunidade. No total, serão aplicados R$ 1,7 milhão na reforma e ampliação do espaço onde funcionará a segunda unidade do Viva Comunidade, para atender deficientes visuais, auditivos e com altas habilidades.

O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência – Viva Comunidade foi inaugurado em 10 de maio de 2011, com o objetivo de desenvolver uma rede estruturada de atenção à pessoa com deficiência, integrando os serviços de educação, saúde, capacitação e acesso ao trabalho, assistência social, gratuidade no transporte coletivo, acessibilidade, previdência social, cultura, esporte e acesso à justiça favorecendo o completo exercício da cidadania pelas pessoas com deficiência.

Últimas Postagens