- 05 de janeiro de 2026
Bernardo prevê banda
larga total até 2016
O ministro Paulo Bernardo, das Comunicações, foi recebido na tarde desta quinta-feira (26), pelo governador José de Anchieta, no Palácio Senador Hélio Campos. Bernardo veio acompanhado do presidente da Rede Amazônica de Televisão, Phelipe Daou, dos senadores Romero Jucá (PMDB) e Angela Portela (PT) e do ex-ministro Bernardo Cabral.
A visita ao estado se deve à inauguração do sinal digital da TV Roraima, integrante da Rede Amazônica de Televisão. Em entrevista coletiva concedida ainda no Palácio Senador Hélio Campos, Bernardo disse que até o ano de 2016 todas as transmissões televisivas serão feitas por sinal digital.
“O país tem experimentado um avanço tecnológico extraordinário no setor de TV digital”, disse Bernardo, explicando que esse avanço já chegou também em Roraima. “Tanto o governo quanto as empresas, estamos todos empenhados para que até 2016 o sinal analógico seja suprimido de todos os quadrantes do país, inclusive das localidades do interior”.
Banda Larga – O ministro anunciou que o governo federal, através do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), pretende investir R$ 66 milhões para levar internet a preços populares aos estados da região Norte. O Plano tem como objetivo orientar o processo de popularização da internet no Brasil, ampliando o acesso à banda larga no país, promovendo a inclusão digital.
Bernardo explicou ainda que está sendo elaborada uma regulamentação para facilitar o acesso da banda larga. Com essa regulamentação, o governo vai obrigar as empresas maiores a compartilhar com as de pequeno porte as linhas de fibra ótica que possuam e que não estejam em uso, a fim de facilitar a popularização da internet.
O governador Anchieta disse acreditar na determinação do governo federal para resolver a questão tanto da internet em banda larga como da telefonia móvel, que ainda apresenta deficiências no atendimento à população roraimense.