- 05 de janeiro de 2026
RR registra 354 casos no ano
Em menos de quatro meses, o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) registrou 352 casos de acidentes de trabalho em Roraima. A quantidade representa quase 40% dos 897 casos de 2011. Os casos são de acidentes graves e com material biológico. As informações são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
Em 2010 foram 536. Se comparado ao ano passado, o aumento foi de mais de 40%. De acordo com a gerente interina do Cerest, Ana Paula Carvalhal, o aumento não significa que houve mais acidentes. “Atribuo à intensificação dos trabalhos de monitoramento e as capacitações dos profissionais de saúde que se tornaram mais sensíveis na associação dos casos aos acidentes de trabalho”, destacou.
Nos últimos anos, o estado intensificou os serviços de monitoramento das notificações de acidentes de trabalho nas unidades de saúde. O estado de Roraima tem investido em capacitações e feito mais visitas as unidades de saúde, tanto as hospitalares quanto as da rede básica. Por isso, houve aumento nos registros.
De acordo com Ana Paula, a ideia é melhorar a coleta de dados. O centro realiza capacitações direcionadas aos profissionais de saúde para diminuir as subnotificações dos casos de acidentes de trabalho. A falta do registro dificulta os trabalhos do Cerest, que precisa de informações, pois com os números mais próximos da realidade, o Estado poderá elaborar ações de política de saúde do trabalhador.
SERVIÇOS
O Cerest atende trabalhadores formais e informais com suspeita de agravos a saúde relacionada ao trabalho. Na unidade é verificada a causa do agravo ou da doença. Para isso, é enviada uma equipe técnica ao local de trabalho do paciente.
Os profissionais fazem uma análise da vida pregressa do trabalhador, na qual é verificada a função exercida pela pessoa, como os serviços executados pelo trabalhador e por quanto tempo. Com isso, verificam se o problema apresentado está relacionado ao trabalho.
Acidentes de trânsito no trajeto casa – trabalho também são classificados como acidentes de trabalho. Por isso, é importante que ao dar entrada na unidade de saúde, a pessoa comunique o acidente para notificação. “Isso é importante para o trabalhador, pois se ele tiver alguma sequela, ele não poderá ser demitido”, explica.