- 05 de janeiro de 2026
Orienntação a mães bebês
Pensando na saúde bucal das gestantes e dos primeiros dentes dos recém-nascidos, duas cirurgiãs-dentistas do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) realizam todos os dias ações de Educação Bucal com as usuárias da unidade. De janeiro a março deste ano, foram contabilizadas 200 orientações coletivas e individuais as gestantes de alto risco e mães.
As mães (puérperas) foram orientadas quanto à limpeza diária da boca dos seus bebês, mesmo ainda não tendo os dentinhos. Em cada sessão tinha aproximadamente 20 participantes nas alas em que estavam internadas, com distribuição de folders com dicas para o manejo correto da higiene e sua importância.
Conforme a palestrante, Marcela Monteiro, a saúde dos primeiros dentinhos motiva a saúde dos dentes permanentes. Por isso, a importância das mães criarem o hábito da higienização bucal na gengiva do bebê. “Caso contrário, a criança terá problemas com fungos, boquinha mal cheirosa, aftas e infecções”, explicou.
Durante a orientação as mães aprendem na prática como deve ser a higienização bucal do filho para evitar acúmulo de sujeira. Enrola o dedo em uma gaze ou fralda bem limpa, umedece com água filtrada ou soro fisiológico, para limpar a parte interna dos lábios, no céu da boca. “Embora a criança só mame no peito, aquele leite pode fermentar e as bactérias podem se proliferar”, disse.
A higienização guia o nascimento dos dentes permanentes, que abrem os espaços para a dentição posterior e são essenciais para uma boa mastigação e para a fala. “A saúde dos primeiros dentinhos motiva a saúde dos dentes permanentes”, explicou.
As atividades de educação para as gestantes de alto risco, na Ala dos Girassóis, iniciaram no mês de março. Segundo Marcela, o foco é orientá-las que a saúde bucal evita partos prematuros. “Vários fatores podem contribuir para o bebê nascer antes do tempo e um deles é inflamações na boca da gestante. A mulher fica engolindo aquele líquido cheio de bactérias, passa pelo cordão umbilical e prejudica o bebê”, disse lembrando ainda que pode ocasionar problemas cardíacos tanto para a mulher quanto ao bebê.
Além dos folders, as mães recebem kits de higienização bucal. As orientações ocorrem todas as segundas e sextas-feiras, às 8h. “O positivismo das palestras é a conscientização das mães. Elas nem imaginavam dos riscos que poderiam acontecer se não cuidassem da saúde bucal. A maioria não sabia, e agora elas estão mais alerta depois da ação”, finalizou.