00:00:00

Quadril avariado

25 pacientes farão cirurgias


25 pacientes farão cirurgias

A equipe médica do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) avaliou que 25 pacientes devem realizar cirurgias de quadril. Os procedimentos estão agendados para iniciar dia 08 de maio. A equipe deve permanecer pelo menos uma semana no estado. Os implantes das próteses serão feitos no Hospital Geral de Roraima (HGR).

Foram mais de 40 pacientes avaliados no início desta semana. Desses, 25 foram selecionados. De acordo com o gerente do Núcleo de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), Nasser Sampaio, o critério de idade e o resultado dos exames estão entre os fatores que deixaram alguns pacientes inaptos para o procedimento. A relação exata será divulgada na próxima semana.

Segundo Nasser, há uma lista de pré-selecionados. Se houver desistência ou ocorrer algum imprevisto, a Secretaria Estadual de Saúde Roraima (Sesau) poderá convocar novos pacientes. Os pacientes selecionados estavam na lista de espera da Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade (CNRAC). Todos aguardavam por TFD. 

Após as cirurgias, a Sesau divulgará a data de retorno do Into para avaliar os pacientes que aguardam pelas cirurgias de joelho. A equipe do instituto visita o estado quatro vezes por ano, duas por semestre. Duas são para avaliar os pacientes e as demais para realizar os procedimentos cirúrgicos. No segundo semestre de 2011, foram feitas apenas cirurgias de joelho. Por isso, a prioridade será dada às de quadril. A ideia é realizarem cirurgias de joelho e quadril em semestres diferentes.

 O Into é referência em procedimentos ortopédicos de alta complexidade. A equipe auxilia e realiza cirurgias ortopédicas em todo o país. Em Roraima, a quantidade de procedimentos será definida após as avaliações. A preferência para o implante das próteses é dada aos idosos. As próteses têm validade de dez anos. A substituição da prótese só é feita por meio de TFD.

 RENOVAÇÃO

A Sesau renovou o convênio com o Into por mais cinco anos. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Leocádio Vasconcelos, até 2015, ao invés dos pacientes se deslocarem, uma equipe vem a Roraima. “Isso ajuda na recuperação dos pacientes, que será em casa, sem transtornos de viagens aéreas e perto da família”, disse.

Desta forma, o Estado economiza com o credenciamento e facilita a vida dos pacientes, pois em pouco mais de 24 horas após os procedimentos cirúrgicos são liberados. Com o credenciamento, o gasto é apenas com alimentação e hospedagem da equipe. As passagens são fornecidas pelo Ministério da Saúde (MS).

Últimas Postagens