- 05 de janeiro de 2026
Anchieta doa lotes para
escola profissionalizante
O governador José de Anchieta entregou, ontem,segunda-feira (16), durante solenidade no prédio da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier), títulos definitivos de lotes ao Serviço Nacional da Indústria (Senai), para construção de uma escola de qualificação profissional no Distrito Industrial. Os lotes foram entregues em 2011, por meio do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI) para implantação da unidade.
O governador José de Anchieta explicou a importância da entrega ao Senai do título de posse das terras. “Este título representa o fortalecimento do ensino profissionalizante em Roraima. As terras repassadas no Distrito Industrial estão avaliadas em cerca de R$800 mil. Investir em cursos de nível médio é um dos caminhos para geração de emprego, pois possibilitará investimentos não só para a região do Distrito Industrial, mas para o estado de Roraima”, disse.
Anchieta também falou sobre a grande procura por terras no Distrito Industrial. “Analisamos com critérios a escolha das empresas que tomarão posse naquela região. Há demanda crescente por aquelas áreas. Em um futuro próximo, será um espaço muito valorizado. Já estamos estudando a expansão do Distrito Industrial para comportar futuras indústrias que vierem a se instalar em nosso estado”, afirma o governador.
O diretor do Senai, Arnaldo Cruz, explicou como será a escola de ensino profissionalizante. “Ela atenderá aproximadamente 500 pessoas por dia em diversos serviços de capacitação profissional. Serão construídos três módulos, que chegarão a seis mil metros quadrados de área. O local será de fácil acesso, na entrada do Distrito Industrial, bem em frente à BR-174. O início das construções está previsto para o segundo semestre de 2012, com financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)”, disse.
Sobre o parque industrial - O Distrito Industrial “governador Aquilino da Mota Duarte” está Localizado na BR-174, sentido Manaus, e concentra boa parte das indústrias de Roraima. Desde sua fundação, o parque industrial passou por transformações em suas dimensões e número de empresas. Atualmente, estão estabelecidas 125 empresas em uma área total de 1.161,47 hectares. Aproximadamente 37% de sua área estão ocupadas com projetos implantados e em implantação.