00:00:00

Hidrelétricas no Amazonas

Mais quatro novas usinas


Mais quatro novas usinas
serão construídas no AM

Brasília - Está prevista a construção de mais sete usinas hidrelétricas com potencial de 2.790 MWh no Amazonas e Mato Grosso.  Os projetos já fora aprovadaospela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Resta agora se iniciarem os estudos de viabilidade econômica e levabntamento dos impactos ambientais na região cm a construção das usinas.

Os estudos indicam que quatro dessas usinas serão construídas na bacia do rio Aripuanã, no sudeste do Estado do Amazonas, na região dos municípios de Novo Aripuanã e Apuí, que não serão atendidos pela geração de energia dos empreendimentos.

Em documento assinado pelo Superintendente de Gestão e Estudos Hidreoenergéticos da Aneel, Odenir José dos reis, o órgão deciciu “aceitar os Estudos de Inventário Hidrelétrico da Bacia Hidrográfica do rio Aripuanã”, sub-bacia 15, nos Estados de Mato Grosso e do Amazonas, apresentados pela Empresa de Pesquisa Energética - EPE”. A medida sinaliza que o passo será a realização dos Estudos de Viabilidade Econômica.

No Amazonas, a construção de hidrelétricas vai impactar várias unidades de conservação. A principal delas é a Parque Nacional Campos Amazônicos. A Terra Indígena Tenharim do Igarapé Preto também será afetada.

Na reunião que ocorreu em Manaus, no último dia 09, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), havia dito que aceitaria contribuições. É o que os analistas ambientais do CEUC estão elaborando.

A analista ambiental do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), Geise Canalez, mesmo informada pela reportagem de que o inventário já foi apresentado e aceito, iria enviar até o próximo dia 30 informações para serem adicionadas nos estudos (o inventário está disponível no site da EPE). Ela demonstrou surpresa com o aceite da Aneel e afirmou que os estudos feitos pela EPE nas unidades de conservação não foram comunicados à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS).

Últimas Postagens