- 05 de janeiro de 2026
Teresa diz que minerais
são fundamentais para RR
O CPRM (Serviço Geológico do Brasil) iniciou neste mês pesquisas sobre os minerais terras-raras na área chamada de Repartimento, no Apiaú, em Mucajaí. Para discutir o assunto, a deputada Teresa Surita (PMDB/RR) se reuniu, nesta sexta-feira (13), em Boa Vista, com o chefe do Núcleo de Apoio do CPRM em Roraima, Jean Flávio Cavalcante de Oliveira, com a coordenadora do programa Terras-raras Brasil, a geóloga Lucy Chemale, e com o chefe do Departamento de Recursos Minerais do CPRM, Francisco Valdir Silveira.
Atualmente, quatro equipes formadas por geólogos, técnicos e prospectores atuam na região do Apiaú, para mapear a área onde foram encontrados metais terras-raras em 2011. Esta primeira etapa deve ser concluída até o dia 22 de abril. Posteriormente, será elaborado um relatório com o resultado das pesquisas.
O Governo Federal, por meio do programa Terras-raras Brasil, deverá até 2014 concluir pesquisas sobre o tema em todo o país. "Não se trata só de terras-raras. Trabalhamos o projeto de minerais estratégicos no Brasil, onde estão inseridos minerais de alta tecnologia. Temos nos próximos três anos um grande desafio, em conhecer nosso potencial e alavancar a indústria. Começamos por Roraima porque tem um prospecto conhecido desde os anos 70", afirmou Silveira.
O tema terras-raras está em evidência atualmente em todo o mundo, já que os setores petrolífero, nuclear, metalúrgico e a indústria de alta tecnologia estão cada vez mais dependentes dessas substâncias. Trata-se de um grupo de 17 elementos químicos encontrados em composições minerais, utilizados na fabricação de produtos como tablets e celulares. Hoje, a China é responsável por 97% da comercialização mundial.
Ciente da preocupação em torno do tema, a deputada Teresa, que é membro do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara dos Deputados (CAEAT), solicitou a realização de um estudo sobre estes minérios. "Terras-raras faz parte atualmente de tudo o que diz respeito à tecnologia de ponta. O Brasil tem um grande potencial de mineração e Roraima está dentro deste contexto. Mas, é necessária a realização de pesquisas e incentivo à exploração destes minérios. A iniciativa do CPRM em Roraima em pesquisar a região de Mucajaí é fundamental", afirmou a deputada.