00:00:00

Sistema nacional

Jucá vê linhão que trará
energia de Manaus para BV


Jucá vê linhão que trará
energia de Manaus para BV

Brasília – O senador Romero Jucá (PMDB/RR), reuniu-se ontem com o presidente da Eletronorte, Josias de Araújo para tratar do andamento das obras da linha de energia que ligará Roraima ao resto do país. O linhão Manaus Boa Vista terá 750 quilômetros  e foi licitado no início deste ano.

Segundo Josias, a etapa atual é de trabalhos de engenharia e compra de equipamentos necessários. “A previsão é que a obra seja entregue em janeiro de 2015.  O andamento está dentro do cronograma. Estamos contando inclusive com o período de chuvas que logo começa e isto não será empecilho para o trabalho”, disse o presidente da Eletronorte. A obra vai custar R$ 1 bilhão e 60 milhões de reais.

“ Com o linhão Boa Vista/Manaus, Roraima será finalmente integrado ao sistema nacional de energia, o que significa uma energia confiável . Teremos condições de construir  hidrelétricas no estado e, consequentemente, vender energia para outros estados. Também não seremos mais dependentes da energia que chega da Venezuela”, explica o senador Romero Jucá.

Hidrelétricas

O senador Romero Jucá, tem tratado ainda de outros pontos importantes para a independência energética do estado, uma das maiores bandeiras de seu trabalho no Congresso Nacional. Para isso manteve vários encontros com o presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, Nelson Hubner para discutir o andamento do trabalho para construção de novas hidrelétricas na bacia do Rio Branco em Roraima.

Os estudos de viabilidade para construção de quatro hidrelétricas, Paredão I e II, Fé e Esperança e Bem Querer já foram aprovados pelo Ministério de Minas e Energia.

Durante esses encontros, o senador anunciou que foi aprovada a viabilidade da construção de uma eclusa, elevador de água através do qual passam as embarcações que precisam transpor a barragem da usina hidrelétrica. “ Essa decisão é importante para a economia de Roraima, pois grandes embarcações poderão seguir de Boa Vista até Manaus facilitando o comércio de mercadorias e incrementando diversos negócios além de gerar novos empregos”, finalizou Romero Jucá.

Últimas Postagens