00:00:00

Combate à malária

Sesau entrega equipamentos
de proteção a 14 municípios


Sesau entrega equipamentos
de proteção a 14 municípios

A Secretaria Estadual de Saúde Roraima (Sesau) vai entregar equipamentos de proteção individual (EPI) aos 14 municípios do interior. Com a utilização dos EPIs, os agentes de endemias terão mais segurança ao manusear os inseticidas durante os trabalhos de borrifação. A entrega será feita a um representante de cada localidade amanhã (11), às 10 horas, no auditório da Coordenação Geral de Vigilância Sanitária (CGVS).

Serão 114 máscaras de proteção individual, 114 óculos, 114 macacões, 228 pares de luvas, 228 protetores auriculares e 228 filtros. Todo o material será distribuído aos municípios conforme a quantidade de agentes. Com isso, o Estado garante a segurança dos profissionais durante os trabalhos de controle da malária e ainda fortalece o controle vetorial.

De acordo com o gerente estadual do Núcleo de Controle da Malária, Jonas Monteiro, até março deste ano, foram registrados no Sistema de Informações de Vigilância Epidemiológica (Sivep), 1.887 casos da doença. Os números podem aumentar, pois falta fechar informações de algumas semanas de março.

Os investimentos feitos pelo Estado refletiram nos números. Roraima fechou 2011 com 14.454 casos da doença, uma redução significativa quando comparado a 2010, com 21.206. Manter a redução é uma das metas da Sesau. Por isso, a intensificação, tanto do Estado quanto dos Municípios, das ações de prevenção, realização de diagnóstico, entrega de medicamentos e borrifações. Além dos investimentos em capacitações.

O Estado vai continuar com as ações de combate à doença, mas, para isso, a população deve ajudar na prevenção. Os moradores de localidades consideradas áreas de risco devem utilizar mosquiteiros e evitar tomar banho em igarapés e cacimbas depois das 18 horas, além de permitirem que os profissionais de saúde realizem as atividades de borrifação nas residências.

Quem apresentar alguns sintomas da doença, como febre, calafrios e dor no corpo, deve procurar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima. O MS oferece toda a medicação necessária para o tratamento da malária. Os exames podem ser realizados em qualquer unidade de saúde da Capital e interior.  

Últimas Postagens