00:00:00

MPE Brasil

Sebrae é destaque nacional


Sebrae é destaque nacional  

O Sebrae em Roraima, por meio da gestora estadual do MPE Brasil 2011 - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, Andreia Neres, recebeu mais um prêmio de reconhecimento à excelente atuação da equipe local do Sebrae em relação à mobilização do Prêmio no Estado. Roraima foi destaque, junto com o estado do Tocantins no número total de empresas inscritas no prêmio em relação ao universo de empresas ativas no Estado.

Para se ter uma ideia do que isso representa, o Sebrae em Roraima inscreveu na última edição do prêmio 559 empresas de um total de pouco mais de oito mil empresas em atividade no Estado, resultando num percentual de participação de quase 7% do total geral.  O prêmio foi entregue pelo diretor do Sebrae Nacional, Luiz Barretto no último dia 23 de março durante cerimônia de premiação nacional, em Brasília.

Ao todo, a edição 2011 do MPE Brasil contou com mais de 58 mil empresas e bateu recorde de participação: 32 mil candidatas preencheram o questionário de autoavaliação da gestão, número 43% superior ao do ano anterior. 

"Para o Sebrae Nacional e para as instituições realizadores do Prêmio, entre elas, o Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), esses critérios são importantes para medir a evolução do prêmio em números de participantes e são avaliados e premiados todos os anos as equipes e gestores que se esforçaram para alcançar as metas. O Sebrae em Roraima sempre conquista posições de destaque", frisou Andreia Neres.

A gestora explicou que a meta proposta pelo Sebrae Nacional para Roraima, desde a primeira edição do prêmio, era conseguir pelo menos 1% no universo de empresas ativas no Estado. Por considerar o número limitado, decidiu encorajar a equipe para atingir uma quantidade superior ao proposto e conseguiu ao longo dos anos um número cada vez mais significativo de empresas interessadas em participar da etapa estadual. "Desde a primeira edição a nossa meta foi cadastrar 300 empresas e conseguimos sempre estar à frente desse número", aponta Andreia.

Todos os anos, informou, cerca de 400 empresas em Roraima se inscrevem para participar do maior prêmio de competitividade voltado para a classe empresarial em todo o País.  Para a gestora o número crescente de pequenos negócios inscritos revela outro aspecto positivo para empresas locais: o interesse pela busca da excelência. 

Para Andréia o prêmio é um "reconhecimento do esforço do trabalho de toda a equipe estadual envolvida no prêmio que se mobilizou ao encarar o desafio de atingir metas ousadas o que resultou em percentuais cada vez mais expressivos", avaliou.

Destacou ainda a participação efetiva dos parceiros e o próprio interesse dos empresários locais pelo projeto. "O MPE - Brasil não é apenas um prêmio, mas uma oportunidade que o empresário tem para avaliar a evolução do seu negócio e seu modelo de gestão", afirmou Andreia.

Ela assegurou que o objetivo do Sebrae a partir de agora é dar suporte para que esses empresas melhorem a qualidade, aumentem a produtividade e alcancem um alto nível de excelência em gestão para poder competir com outras outros pequenos negócios de todo o país.

O Prêmio MPE - Brasil é um incentivo às micro e pequenas empresas brasileiras na busca pela excelência, e no investimento em boas práticas de gestão. Para participar, é preciso preencher o questionário de autoavaliação, diagnóstico padronizado nacionalmente para a premiação, utilizando critérios do Modelo da FNQ. Ao final do processo, as candidatas recebem um relatório com o diagnóstico da gestão, que aponta os pontos fortes da empresa e as oportunidades de melhoria.

Últimas Postagens