00:00:00

Saúde animal

Governo começa combater
febre aftosa nesta sexta


Governo começa combater
febre aftosa nesta sexta

O Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Aderr), vai dar início à 1ª Etapa de Vacinação Contra a Febre Aftosa. O evento acontece na manhã dessa sexta-feira (30), na propriedade rural Norte Sul, no quilômetro 25 da BR-174, sentido Mucajaí.

Participarão do lançamento da campanha de vacinação contra a aftosa o diretor do Departamento de Saúde Animal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Henrique Marques, que vem acompanhado do assessor especial do Mapa, Francisco Sérgio Jardim.

Eles vêm a Roraima com objetivo também de observar se as metas estipuladas pelo Mapa estão sendo cumpridas e lembrar à classe produtora de que a responsabilidade com a erradicação da doença tem que ser trabalhada a quatro mãos.

A preocupação do governo federal no combate à doença não é voltada apenas para o estado, já que a detecção da aftosa em qualquer unidade federativa acarretaria em desdobramentos comerciais negativos para o Brasil no mercado internacional, afetando diretamente a exportação de alimentos em geral.

Em Roraima, não existe registro da doença desde 2001 e o trabalho diário na prevenção e conscientização dos produtores são os pontos destacados pelo Governo do Estado.

Assinatura de convênio – Com chegada confirmada para o início da tarde desta quinta-feira (29), os representantes do Ministério da Agricultura e Abastecimento se reúnem com o governador José de Anchieta no final da tarde.

Conforme a agenda oficial, às 17 horas, será assinado um convênio entre o Mapa e o Governo do Estado. O convênio beneficiará a Agência de Defesa Agropecuária com montante na ordem de R$ 8.088.427,12, dos quais R$ 411.313,07 são a contrapartida do Estado, valor que corresponde a 5% do total.

A verba será aplicada na estruturação da autarquia para o combate de pragas vegetais, além da aquisição de materiais necessários para dar suporte no desenvolvimento dos trabalhos dos técnicos da Aderr, nos 15 municípios de Roraima.

Últimas Postagens