- 05 de janeiro de 2026
Lula curado do câncer
SÃO PAULO e BRASÍLIA - Exames realizados nesta quarta-feira revelam que o tumor de laringe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desapareceu. Os médicos do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde Lula fez os exames, alertam que a cura, no entanto, só pode ser confirmada depois de cinco anos, período no qual ele passará por avaliações periódicas. O ex-presidente continuará com as sessões de fonoaudiologia.
Segundo boletim médico divulgado na manhã desta quarta-feira, os exames indicaram ausência de tumor visível e constataram que ele permanece apenas com um leve processo inflamatório nas áreas afetadas pelas sessões de radioterapia. Lula foi submetido a uma ressonância magnética (PET-Scan) e laringoscopia. Esse processo inflamatório, segundo o hospital, já era esperado.
De acordo com a assessoria de Lula, não há confirmação da participação dele em eventos públicos nos próximos dias. Apenas um seminário está programado para o dia 3 de maio.
Ainda segundo a assessoria do ex-presidente, ele deixou o Sírio-Libanês às 11h30m, foi para o Instituto de Cidadania e comemorou o resultado. Logo após recebê-lo, Lula telefonou para a presidente Dilma Rousseff para dar a notícia. É possível que ainda nesta quarta-feira Lula se encontre com o ministro Gilberto Carvalho.
Lula telefonou também para o presidente da República em exercício, Marco Maia (PT-RS), para lhe dar a notícia. O ex-presidente pediu a Maia, que deixa de ser presidente interino no início da tarde e volta à sua função de presidente da Câmara, que avise a todos os líderes partidários sobre a notícia.
- Estou emocionado de tanta felicidade. Esta é a melhor notícia que poderíamos receber - disse Maia a Lula, segundo a assessoria.