00:00:00

Líderes acordam

Lei Geral da Copa
será votada hoje


 

Lei Geral da Copa
será votada hoje

BRASÍLIA - O presidente da República em exercício, Marco Maia (PT-RS), fechou acordo para votar nesta quarta-feira a Lei Geral da Copa. Na reunião com 12 partidos e representantes de bancada ruralista, ficou definido que o Código Florestal será votado em abril. Após duas semanas de paralisia e crise na base aliada, a Câmara deve votar nesta quarta-feira a Lei da Copa e há grande possibilidade de que o Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos (Funpresp) seja votado também nesta quarta, no plenário do Senado.

O líder do PSDB na Câmara, deputado Bruno Araújo (PE), disse que é importante a Câmara retomar o controle de suas votações.
 
- A melhor articulação política para o governo é a Dilma viajar - ironizou o tucano, lembrando que a presidente está em viagem para a Índia.
 
Despachando no Palácio do Planalto, Maia fez diversas reuniões durante todo o dia, recebendo desde o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), líderes da base aliada e da oposição, além de representantes da bancada ruralista de 12 partidos. A data de votação do Código Florestal ainda será definida, mas a votação ocorrerá em abril, garantiu Maia aos líderes.
 
- Dessa forma, estanca a crise e a negociação faz com que o Congresso Nacional volte a andar - comemorou o presidente Marco Maia.
 
Nesta quarta-feira, em um sinal de que o clima estava melhor, a Câmara votou uma emenda constitucional em plenário, antes mesmo do acordo final para a votação da Lei Geral da Copa.
 
- A Casa fortaleceu sua autonomia, quer ser respeitada, mas não é radical. Demonstramos que ela não se amiudou a ponto de interromper as votações. Votamos uma emenda constitucional e os entendimentos em torno dos pontos polêmicos do Código Florestal estão avançando _ comemorou Danilo Fortes (PMDB-CE).
 
O adiamento da votação da Lei Geral da Copa por várias semanas preocupou o governo. Líderes consideravam que o projeto seria votado apenas depois do feriado da Páscoa. O projeto trata também da Copa das Confederações, que será realizada no Brasil em junho de 2013. O texto, após ser aprovado na Câmara, tem ainda que passar pelo Senado.
 
- É um momento importante de afirmação da Casa. A pauta do Legislativo é construída pelo Legislativo. Exatamente no momento em que não houve pressão do Executivo, acertamos votar a Lei da Copa e o Código. Optamos por mostrar que a crise viajou com a Dilma - afirmou o líder do DEM, ACM Neto (BA).

Últimas Postagens