00:00:00

RIO +20

Governo reúne para definir
a participação de Roraima


Governo reúne para definir
a participação de Roraima

 Nesta sexta-feira (23), às 11h da manhã, o secretário de Projetos Especiais, Marcelo Moreira, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Haroldo Amoras, o secretário de Apoio a Gestão Integrada, Orlando Júnior e o secretário adjunto de Comunicação, Gustavo Abreu, reuniram-se na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (SEPLAN) para analisar a participação do Estado de Roraima na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a RIO +20, que acontecerá de 13 a 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro.

 Segundo o secretário de Projetos Especiais, Marcelo Moreira, está reunião serviu para definir as metas do Estado de Roraima para o evento .“Estamos em ações como a elaboração de material impresso específico para o evento, o desenvolvimento e apresentação das palestras e decidir a montagem do estande do governo de Roraima de aproximadamente 50 metros quadrados dentro da conferência”, disse Marcelo Moreira.

 A organização do evento prevê o funcionamento dos espaços destinados aos estandes nos horários de 12h às 20h e das 13h às 21h.  A montagem do estande está em processo de licitação.

 O secretário de Apoio a Gestão Integrada, Orlando Júnior, disse que este é o início dos preparativos para a participação na conferência. “A RIO +20 será o maior evento de debates sobre o desenvolvimento sustentável para as próximas décadas; recentemente fomos escolhidos como cidade modelo para tornar-se uma ‘Eco cidade’ entre outros pontos que serão interessantes mostrarmos ao público”, disse o secretário.

 O secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Haroldo Amoras, explicou que há diversos programas de governo que serão mostrados na RIO +20. “Temos programas como a Base Cartográfica Continua [siget], o Crédito Social, o Zoneamento Ecológico-Econômico, a Regularização Fundiária e o turismo”, disse.

 O secretário Ajunto de Comunicação, Gustavo Abreu, definirá como será apresentado os programas de governo dentro do evento, “em comum acordo apresentaremos em vídeo os programas de governo para o público, além de levar nossas imagens de Roraima e peculiarides a comunidade da RIO +20”.

 Na agenda há previsão de participação de aproximadamente 40 participantes de instituições como: SEPLAN, SETRABES, UERR, FEMARH, IACTI, SEI, SEAPA, ITERAIMA, CASA CIVIL, SECOM, SEAGI, SEPES E EMBRAPA.

 Palestras de Roraima na RIO +20 – Outro ponto será a disposição de várias palestras ao público. É previsto que cada palestra tenha duração de 2h com a disponibilidade de tradução simultânea ao público. As apresentações acontecerão dias 16, 17 e 18 de junho às 17h. O público estimado será de 250 pessoas.

 Com o Tema “Roraima Sustentável”, o governo pretende levar autoridades locais para ministrar os seguintes temas junto ao público do evento:

1.    Combate ao desmatamento.......................................Daniel Gianluppi.

2.    Zoneamento Ecológico-Econômico............................Daniel Gianluppi.

3.    Gestão de Recursos Hídricos....................................Audriery Ferreira.

4.    Regularização Fundiária...........................................Márcio Junqueira.

5.    Regularização Ambiental............................................Wagner Severo.

6.    Produção Sustentável..................Chico Rodrigues e Haroldo Amoras.

7.    Erradicação da Miséria................Fernanda Silva Rizzo Aguiar, Célia Mota de Carvalho e Mauricio Alves Nascimento.

8.    Situação Indígena......................................................Hiperion da Silva.

9.    Eco Cidade - Governo de Roraima/UNIDO.............................a definir.

 RIO +20 - A Conferência será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. Esta é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92). Entre as contribuições da conferencia está a de contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas no mundo.

 A Conferência terá dois temas principais: A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. Nos primeiros dias, de 13 a 15 de junho, está prevista a III Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reunirão representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência. Em seguida, entre 16  e 19 de junho, serão programados eventos com a sociedade civil. De 20 a 22 de junho, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual é esperada a presença de diversos Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas.
 

Últimas Postagens