00:00:00

Tuberculose

População terá micro-ônibus
para o acesso a tratamento


 

População terá micro-ônibus
para o acesso a tratamento

Para facilitar o acesso da população da Zona Oeste de Boa Vista, no Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, no próximo sábado (24), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai disponibilizar um micro-ônibus que levará até o local do evento, no Hospital Coronel Mota.  A saída será às 7h, em frente à Policlínica Cosme e Silva, no bairro Pintolândia.

O veículo será destinado às pessoas que realmente não dispõem de nenhum meio de locomoção para chegar até à ação no HCM. “É importante chegar cedo, pois à medida que chegarem ao Coronel Mota, as pessoas receberão senha”, explicou Elba Lamounier, gerente do Núcleo de Controle da Tuberculose.

As pessoas podem ficar sossegadas que o transporte fará o trajeto de volta ao ponto de origem. “Assim, as pessoas poderão usufruir de todos os serviços e exames, sem preocupação com o retorno para casa”, disse Elba, comentando que a ideia é garantir o diagnóstico precoce e a informação sobre tuberculose.

O EVENTO

Dezenas de profissionais de saúde, voluntários e parceiros atuarão nos serviços gratuitos à população no Dia Mundial Contra a Tuberculose (24). Durante a ação do HCM, será ofertado teste rápido de HIV e para hepatites B e C. A equipe da gerência do Núcleo de DST/HIV/Aids fará distribuição de preservativos masculinos, geis lubrificantes e folderes educativos.

A programação também inclui palestras e vídeos com informações sobre agravos relacionados à Vigilância Epidemiológica. Os participantes poderão utilizar serviços de aferição de pressão, glicemia capilar, prova tuberculínica, raio-x do tórax e baciloscopia. Além do clínico geral, haverá atendimento médico nas especialidades de pneumologia, infectologia, pneumopediatria e dermatologia.

Já o Programa Nacional de Imunização (PNI) aplicará 860 doses de vacinas aos visitantes. Qualquer pessoa poderá atualizar o cartão de vacina. O Ministério da Saúde (MS) preconiza que, na ausência da caderneta de vacinação, o usuário deve tomar todas as vacinas.

PARCERIA

A ação conta com o apoio da Universidade Federal de Roraima, UERR, Instituto Federal de Roraima, Centro de Educação Técnico e Especializado de Roraima (Ceterr), Faculdade Cathedral e Serviço Social da Indústria (Sesi). 

Últimas Postagens