00:00:00

Cadastro de Desaparecidos

CMBV aprova projeto


Vereadores aprovam projeto
que cria banco de dados

Boa Vista poderá contar com Cadastro Municipal De Crianças e Adolescentes Desaparecidos. A proposta foi de iniciativa do vereador Telmário Mota (PDT) que elaborou um projeto de lei, sobre o assunto, e foi aprovado na Câmara Municipal (CMBV), na manhã de ontem, em primeira votação.


O objetivo do Projeto de Lei é criar um banco de dados de crianças e adolescentes, em que o desaparecimento ou sequestro foi registrado em Boa Vista e nos demais municípios do Estado. Dessa forma, venha facilitar a busca e a localização pelas Polícias e Conselho Tutelar.

“Foi elaborada uma apuração de âmbito nacional, em que crianças e adolescentes desapareceram. Na ocasião, verificou-se que a maioria dos municípios do País não tem dados cadastrados. Sem este recurso, as mães e os pais são os que buscam um apelo, por meio da mídia para encontrar os filhos ou familiares desaparecidos. Boa Vista não tem um Cadastro Municipal De Crianças e Adolescentes Desaparecidos, por isso, tivemos de criar”, relata o vereador Telmário Mota.

De acordo com o parlamentar, o projeto pretende contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas e a definição de estratégias eficientes de segurança pública com base na análise dos dados acumulados. 

“A Prefeitura vai cadastrar todas as crianças e adolescentes que venham a desaparecer, além dos adultos. O Município vai poder usar mecanismos dos meios de comunicação e de todo o aparato público para ajudar na localização das pessoas desaparecidas”, esclarece.

Atualmente, cerca de 50 mil crianças desaparecem por ano no Brasil, desse número aproximadamente 15% permanecem sem paradeiro definido. “É evidente que o Cadastro Municipal é um passo importante para ampliar o índice de êxito das investigações policiais. E contribuir para a criação de um Cadastro Nacional de Crianças Desaparecidas”, finaliza.

Últimas Postagens