00:00:00

Federalização da CER

Dilma garante a Anchieta


Dilma garante a Anchieta 
 
A presidenta Dilma Rousseff determinou ao ministro Edson Lobão, das Minas e Energia, que inicie, “de forma célere”, o processo de federalização da Companhia Energética de Roraima, decisão que ela já havia prometido ao então governador Ottomar Pinto quando ainda era ministra das Minas e Energia. Agora, ela cumpre essa promessa, que foi feita ao governador José Anchieta Junior, em audiência que concedeu esta manhã ao governante de Roraima, que estava acompanhado do senador Romero Jucá (PMDB-RR).
 
A federalização da CER é uma antiga aspiração da classe política de Roraima, tendo em vista que no processo atual, a empresa se mantém deficitária, já que o fornecimento de energia é feito dentro de uma política social, isto é, o custo não leva em consideração o lucro, mas atender socialmente as necessidades dos consumidores de baixa renda, que vivem no interior de Roraima.
 
A CER, diante dessa realidade, tem sobrevivido com a injeção de recursos do governo estadual, o que levou o governador José de Anchieta  a insistir na federação da empresa, que agora poderá se materializar diante da determinação da presidente ao seu Ministro das Minas e Energia.
 
Por outro lado, com a sua federalização, a CER será preparada para entrar no futuro no sistema nacional energético, que utiliza a eneregia produzida pelas hidrelétricas do país.
 
O governador Anchieta disse que irá ainda nesta semana iniciar processod e formação de equipe que tocará junto com técnicos de Brasília a federalização da CER. Com Anchieta, estavam o senador Romero Jucá e o deputado Luciano Castro.

Últimas Postagens