00:00:00

Obrigatorio

Pronto Atendimento vai
emitir cartão do SUS


Pronto Atendimento vai
emitir cartão do SUS
        
O Pronto Atendimento Airton Rocha (PAAR) iniciou o trabalho de emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) este mês. Assim, quem precisa de atendimento de urgência e emergência e não possui o documento, poderá adquiri-lo na recepção do PAAR. O cartão é emitido na hora e é pré-requisito para o usuário realizar qualquer atendimento pelo SUS.

A pessoa deve ter em mãos o comprovante de residência, carteira de identidade, CPF ou certidão de nascimento. Os estrangeiros devem levar documento para comprovar que sua situação está regular no país. Já os indígenas só precisam levar a certidão administrativa emitida pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

Segundo o diretor do Pronto Atendimento, Alysson Lins, o cartão será emitido apenas aos pacientes. Estado e Município emitem o cartão provisório do SUS. Além do PAAR, há outras unidades com o serviço, como o Hospital Geral de Roraima (HGR), Policlínica Cosme e Silva (PCS), Hospital Coronel Mota (HCM), Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) e o Hospital da Criança.

Quem ainda não tem o documento, pode procurar a Gerência do Núcleo CadSUS, das 7h30 até 13h30, no Complexo Regulador, anexo à Secretaria Estadual de Saúde Roraima (Sesau). Quem mora nos bairros distantes não precisa se deslocar até a Sesau para retirar o cartão do SUS. Basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Com o uso do cartão pelos pacientes, o MS realiza um controle financeiro dos procedimentos de média e alta complexidade realizados pelo Estado. E assim, o governo disponibilizará verbas de acordo com a quantidade de atendimentos feitos, isto é, conforme as necessidades apresentadas. O cartão é válido em todo o país, por isso, no caso de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), é essencial estar cadastrado na base de dados do MS.

             INTERIOR

            A maior parte da população que mora no interior pode tirar o documento em seu município, pois o serviço funciona em 93,33% das cidades. Normandia, São Luís do Anauá, Alto Alegre, Amaraji, Caroebe, Iracema, Cantá, Caracaraí, Mucajaí, Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza, Bonfim e Boa Vista também emitem o cartão do SUS.

Últimas Postagens