- 05 de janeiro de 2026
Roraima tem índice acima
da media nacional na AM
Roraima obteve 5,62, segunda maior nota da Região Norte e primeiro do Nordeste, no Índice de Desempenho do SUS (IDSUS). Tocantins ficou com a maior pontuação, 5,78. Quando a comparação é feita a nível nacional, Roraima ocupa a nona colocação e apresenta índice acima da média nacional. O Brasil possui IDSUS equivalente a 5,47. O resultado é referente a avaliações feitas entre 2008 e 2010.
O IDSUS avalia 24 indicadores para ajudar o governo a monitorar o acesso e qualidade dos serviços de saúde, como atenção básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência. É verificada ainda a infraestrutura de saúde para atender as pessoas e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população. O índice avalia com pontuação de 0 a 10 a municípios, regiões, estados e ao país com base em informações de acesso, que mostram como está a oferta dos serviços de saúde.
Para o secretário Estadual de Saúde de Roraima, Leocádio Vasconcelos, Roraima possui uma posição digna de destaque, pois o Estado enfrenta várias dificuldades, como de recursos, quantidade de profissionais e de oferta de serviços. “O resultado mostra que apesar de poucos profissionais, eles se destacam em qualidade. Além disso, o Estado se esforça para atender as necessidades da população. Como resultado, Roraima está a frente de estados com alto potencial econômico”, afirma.
O levantamento de dados para divulgação do IDUS 2012 será realizado a cada três anos. Melhorar o IDSUS do estado é um dos objetivos do Governo. Para isso, será duplicado o número de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Roraima (HGR), será construído espaço de hemodinâmica no HGR e o funcionamento do Hospital das Clínicas (HC), localizado na zona oeste da cidade, que está previsto para 2013. “A unidade vai desafogar a demanda existente no HGR e maternidade”, destaca.
Segundo Vasconcelos, está prevista construção da Casa da Gestante e reforma da Ala das Orquídeas, o Centro Obstétrico do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN). Para o interior, além das reformas de unidades de saúde e construção do Hospital de Rorainóplis, o Estado leva a equipe da Saúde Itinerante aos usuários do SUS. “Com isso, garantimos um atendimento especializado às famílias que não têm condições de se deslocar à capital”, diz.