- 05 de janeiro de 2026
Iteraima deve coordenar
Projeto Roraima Legal
Um dia histórico para Roraima. Este é com toda certeza o projeto de desenvolvimento mais ambicioso para o nosso Estado. Assim resumiu Márcio Junqueira, presidente do Iteraima, o programa Roraima Legal, anunciado ontem, na vila Campos Novos, em Iracema. Com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence e do governador José de Anchieta, centenas de produtores rurais e agricultores participaram da solenidade.
O programa Roraima Legal, que será coordenado pelo Iteraima, tem um orçamento de R$ 31 milhões e tem por objetivo identificar, cadastrar e regularizar cerca de 18 mil imóveis rurais num prazo de até dois anos. São 11 mil e 500 lotes de até 320 hectares. Os demais 6 mil e 500 lotes são de até 2,5 mil hectares. Para agilizar os trabalhos das equipes de campo – em torno de 100 técnicos – foram entregues neste domingo 16 caminhonetes dotadas de GPS.
A regularização fundiária é o processo fundamental para o êxito econômico de Roraima, avaliou Junqueira. Segundo ele, a vocação natural de nosso Estado está no campo, na terra. Nossos milhares de posseiros, colonos, produtores e agricultores sonharam com este dia. A possibilidade de terem seus lotes regularizados tornou-se realidade. Com o Roraima Legal vamos mudar a página da história. Com o título de posse definitiva, o trabalhador rural vai poder acessar linhas de créditos na rede bancária para obter recursos. Este dinheiro vai possibilitar a aquisição de implementos agrícolas, realizar melhorias nas propriedades e expandir sua produção. Com o Roraima Legal nós vamos conquistar a emancipação sócio-econômica da população roraimense, concluiu Márcio Junqueira.