00:00:00

Cegonha

Gestante receberão auxílio
transporte a partir de abril


Gestante receberão auxílio
transporte a partir de abril

            A partir de abril, as gestantes terão mais um incentivo do governo para realizar o pré-natal mais cedo. Elas receberão um auxílio financeiro para deslocamento à unidade de saúde. A Caixa Econômica Federal fará o pagamento do valor de até R$ 50, por meio de cartão magnético.

            O recurso poderá ser pago em até duas parcelas. Se a gestante fizer o requerimento até a 16ª semana de gestação e passar pela consulta, ela receberá o valor integral.          Quem procurar a Unidade Básica de Saúde após a 30ª semana terá direito a apenas uma parcela, R$ 25.

De acordo com a gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde da Mulher, da Secretaria Estadual de Saúde Roraima (Sesau), Deisdry Melo, o benefício é mais uma forma de incentivar as gestantes a iniciar o pré-natal o mais cedo possível.

 Para que as gestantes tenham acesso ao benefício, elas devem ser cadastradas no Sistema de Monitoramento e Avaliação do Pré-Natal, Parto, Puerpério e Criança (SISPRENATAL). “O cadastro é feito na Unidade Básica de Saúde. Além disso, os Agentes Comunitários de Saúde estão orientados a captar as gestantes para iniciar o pré-natal”, informa. 

            De acordo com informações do Ministério da Saúde (MS), a partir de março, o SISPRENATAL ganha uma nova versão online. O novo sistema está em fase de teste e deve ser implantado gradativamente em todo país, começando pelas regiões dos estados e municípios que aderiram à Rede Cegonha. 

Em Roraima, a Rede Cegonha deve ser implantada, até o fim de março, inicialmente, na Região Centro Norte, composta pelos municípios de Alto Alegre, Amajarí, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima e Uiramutã.

O SISPRENATAL Web foi reformulado para se tornar mais ágil e facilitar o uso pelas equipes de saúde de todo o Brasil no acompanhamento da assistência prestada às gestantes, parturientes e puérperas. Com esse sistema, os municípios informarão mensalmente ao Ministério da Saúde as gestantes acompanhadas e permitirá informar à Caixa Econômica Federal as gestantes que estão aptas a receber o auxílio.

Neste sistema serão cadastradas todas as gestantes, antes e após o parto, para o adequado acompanhamento e avaliação da assistência prestada às mulheres durante o pré-natal, parto e puerpério.

Um dos objetivos da Rede Cegonha é garantir a qualidade dos serviços do SUS às gestantes desde o momento da confirmação da gravidez, durante o parto e até os dois primeiros anos de vida da criança. Com isso, o estado pretende dar assistência humanizada as pacientes. Além disso, deve ser garantido o acolhimento com avaliação e classificação de risco, garantia de vinculação da gestante à unidade de referência a ao transporte seguro e, ainda, a garantia de boas práticas. Tudo para oferecer cada vez mais conforto aos pacientes que utilizam os serviços do SUS.

 

Últimas Postagens