- 05 de janeiro de 2026
Advogado diz que Ficha
Limpa não impede Teresa
A deputada Teresa Surita (PMDB-RR) não tem qualquer condenação que a impeça de concorrer a cargos políticos eletivos. A declaração é do advogado da parlamentar, Emerson Delgado, que negou as informações de matéria divulgada nesta sexta-feira (17) por veículo de comunicação de Roraima, na qual foi afirmado que Teresa não poderia concorrer nas eleições de 2012, por causa do julgamento que garantiu a constitucionalidade da lei da Ficha Limpa.
“Qualquer tipo de notícia como esta é mentirosa e leviana e tem apenas cunho político para tentar prejudicá-la. Teresa não possui qualquer condenação que tenha relação com a Ficha Limpa e se quiser, nas eleições deste ano ou em outras eleições, ela pode ser candidata sim, porque nada afeta os seus direitos políticos”, afirmou o advogado.
A própria deputada afirmou que é a favor da referida lei, fruto da vontade popular, e explicou que não possui qualquer empecilho para ser candidata. “Eu quero esclarecer essas informações erradas e tranquilizar a população de Boa Vista e de Roraima. Tenho todas as condições para concorrer nessa ou em outras eleições. Essa lei é um avanço para o Brasil e de forma alguma interfere na minha vida política. Todos conhecem o meu trabalho. O meu compromisso com a população está acima de tudo. Farei com certeza o que for melhor para a população”, afirmou.
Nesta sexta-feira (17), o portal UOL e o site Congresso em Foco divulgaram a relação dos políticos inelegíveis pela Lei da Ficha Limpa. A relação pode ser consultada nos links: http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2012/02/17/ficha-limpa-quem-esta-e-quem-nao-esta-inelegivel.htm e http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/outros-destaques/quem-esta-barrado-pela-lei-da-ficha-limpa/.
Quanto às eleições de 2012, Teresa explicou que a decisão final depende também do grupo político do qual faz parte. Disse ainda que há outros bons nomes, como o do deputado estadual Rodrigo Jucá (PMDB) e que, no momento oportuno, o candidato à prefeitura será definido.