- 05 de janeiro de 2026
HGR realiza segundo mutirão em RR
Começa neste sábado, dia 11, no Centro Cirúrgico do Hospital Geral de Roraima (HGR), mais um mutirão de otorrinolaringologia. Oito pessoas passaram pelo procedimento cirúrgico, sendo quatro no primeiro dia e quatro no domingo (12). A segunda ação do ano terá início às 7h.
Cada procedimento dura em média de uma a quatro horas. As cirurgias são realizadas mensalmente e evitam o deslocamento para fora do Estado de pacientes que precisam deste tipo de atendimento.
Um aspecto positivo dos mutirões, segundo Frederico Santos, um dos cirurgiães responsáveis, é a redução da lista de pessoas que aguardam por TFD (Tratamento para Fora do Estado).
Conforme Santos, há quatro anos os mutirões são efetuados mensalmente, sem contar é claro, com as cirurgias eletivas de otorrino. Ele informou ainda, que a internação de um paciente dura, em média, 24h. “Cerca de 80 pacientes são beneficiados a cada ano pela ação (mutirão)”, salientou.
O diretor-geral do HGR, Douglas Teixeira, disse que os mutirões mantidos na unidade, além do tratamento ser resolvido aqui, oferecem melhor conforto aos pacientes. “Evitamos a distância da família, em um momento delicado da pessoa”, ressaltou.
Além do médico Frederico Santos, as cirurgias também são conduzidas pelo cirurgião de Brasília, Oswaldo de Oliveira. “A vinda desses profissionais, além de ter uma questão social envolvida, há troca de experiência durante os procedimentos”, frisou Teixeira.
O diretor citou que muitos médicos têm escolhido Roraima para atuar e outros têm adquirido experiência em outras regiões para aplicar aqui. “Dessa forma, daqui a dois anos teremos equipes totalmente especializadas e, sobretudo, as cirurgias poderão ser realizadas sem a necessidade de profissionais de fora”, afirmou Teixeira.
O mutirão de otorrino é organizado pela Coordenação Geral de Regulação, Avaliação, Auditoria e Controle do Sistema Único de Saúde (SUS), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).
CIRURGIAS
Os procedimentos realizados no próximo final de semana serão turbinoplastia; timpanoplastia; adenoidectomia, cirurgia de tímpano, e outras. São cirurgias de ouvido, laringe e nasais.