Governador anuncia progressão para março
Teve início na manhã desta segunda-feira, 06, o 1º curso de aperfeiçoamento voltado aos policiais civis do Estado. O governador José de Anchieta Júnior fez a abertura oficial do curso e a entrega simbólica dos uniformes dos policiais. Foi anunciado por ele que até o mês de março será apresentado à Assembléia Legislativa do Estado (ALE), o projeto definitivo da progressão profissional da classe.
O curso dispõe de 17 disciplinas aplicadas em 180 horas e com quatro turmas, perfazendo 720 horas de aula. Serão atendidos aproximadamente 150 policiais civis, sendo 15% das vagas para delegados, 15% para escrivães e 70% para agentes de Polícia.
Foi planejado pelo Sistema de Segurança Pública e vai ser executado com recurso do Governo do Estado e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça (MJ).
DISCIPLINAS - As disciplinas aplicadas serão: Sistema de Segurança Pública no Brasil e em Roraima; Fundamentos de Gestão Integrada e Comunitária; Abordagem Sócio-psicológica da Violência e do Crime; Criminologia Aplicada à Segurança Pública; Direitos Humanos; Relações de Gêneros e Homofobia; Relações Humanas; Saúde, Segurança e Qualidade de Vida Aplicada ao Trabalho; Gestão da Informação; Procedimento de Polícia Judiciária; Métodos e Técnicas de Investigação Policial, Entrevista e Interrogatório; Inteligência Policial; Técnicas, Procedimentos e Prática Operacional Policial; Armas, Equipamentos e Tiro Policial – Método Giraldi; Busca, Preservação; Valorização da Prova e Local de Crime; Direção Defensiva e Operacional; Defesa Pessoal e Técnicas de Imobilização.
O delegado geral de Polícia, Fernando Olegário, disse que há uma preocupação da Delegacia Geral em proporcionar cursos de aperfeiçoamento aos policiais civis tanto para as ações administrativas quanto operacionais.
“Quando o servidor passa por esse processo de qualificação profissional, diminui a possibilidade de erro quando da execução das ações no combate a criminalidade”, destacou.
QUALIFICAÇÃO - O secretário de Segurança Pública, Francisco Sá Cavalcante, destacou a importância da qualificação dos policiais civis de Roraima. Uma de suas metas é de que seja oportunizado aos profissionais o curso de pós-graduação e mestrado em segurança pública.
“O policial quanto mais preparado, melhor poderá responder ao anseio da população. O curso de formação foi feito quando fui secretário de segurança em 2003 e 2004. Já foram aplicados vários cursos de requalificação a esses policiais, mas pretendemos melhorar ainda mais. Nossa meta é fortalecer o curso de pós-graduação e inserir o de mestrado em segurança pública, como fizemos no Amazonas. Vamos dar continuidade a um trabalho que já vinha sendo feito, estruturar mais a área de inteligência. Não se faz polícia sem uma boa área de inteligência. Pretendemos reforçar as Polícias de forma que os policiais tenham mais equipamentos, sejam mais ágeis e com condições de trabalho. Vamos aprimorar o sistema para que possamos funcionar melhor”, disse.
INTEGRAÇÃO – O governador José de Anchieta destacou a importância da integração entre as Polícias. Segundo ele será centralizado na Secretaria de Segurança Pública um planejamento global em que estarão inseridos a Polícia Civil (PC), Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito (Detran).
“Estas instituições estarão envolvidas para estabelecer um Plano de Segurança a nível estadual. Iniciamos um curso para os policiais civis em que vamos cobrir ao longo da carga horária, várias especializações e melhorar a qualificação dos policiais civis”, disse.
UNIFORMES – Todos os policiais que participam do curso vão receber uniforme como boné preto, camisetas, calça preta e gandola.
PROGRESSÃO – Anchieta observou que o ano de 2011 foi muito difícil, atípico, mas que vai cumprir com a categoria da Polícia Civil, o compromisso de viabilizar a progressão profissional.
“Como prometi na posse do secretário de segurança em 31 de janeiro, minha intenção é até o mês de março apresentar uma proposta definitiva em que possamos atender a contento a categoria, com a progressão profissional”.