00:00:00

Saúde Itinerante

Atividades iniciam em Amajari


Atividades iniciam em Amajari

 

As ações começam no próximo dia 11. O local ainda será definido pela equipe

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) definiu a programação das ações de Saúde Itinerante para 2012, e as atividades começam na próxima semana. O primeiro município será em Amajari, a 164 km da capital. Os atendimentos médicos e exames à população estão agendados para ocorrer dia 11, o local ainda será definido.  
 
\"\"No calendário do Departamento de Saúde Itinerante para este ano, está previsto visitar 22 localidades. Os atendimentos são em áreas como clínica médica, ginecologia com aparelho de USG, oftalmologia, pediatria, cardiologia com eletrocardiograma, odontologia e urologia. Além do apoio de enfermeiros, técnicos de enfermagem, vacinadores, microscopista, auxiliar de farmácia, administrativo.
 
Para o secretário estadual de Saúde, Leocádio Vasconcelos, levar atendimentos médicos aos municípios é uma forma de ajudar às pessoas que adiam a visita ao médico, por não disporem de tempo ou dinheiro para o deslocamento até a capital. “Sem dúvida é mais cômodo para uma família buscar atendimento no local em que reside. Sem contar que em um só local ela [família] encontrará vários especialistas e serviços”, disse.
 
Segundo Ana Nery, coordenadora-geral da Atenção Especializada, o intuito é melhorar ainda mais a qualidade do atendimento, principalmente nos municípios que não dispõe de atenção especializada. “Todas as comunidades serão contempladas e, inclusive, o Baixo Rio Branco”, disse.
 
A coordenadora explicou que a quantidade de especialistas em cada ação é estipulada de acordo com o número populacional, e ainda da faixa-etária e sexo dos moradores.
 
No Amajari, por exemplo, que tem 9.330 habitantes, a equipe estará preparada a atender. “Cada médico atende 100 pessoas, exceto o cardiologista, que atende 50 pessoas, devido o paciente ser consultado e em seguida apresentar o resultado do eletrocardiograma, a fim de ser emitida a prescrição médica”, comentou.
 
O projeto Saúde Itinerante também conta a emissão do Cartão SUS, distribuição de medicamentos, exame de preventivo e a entrega de óculos, por meio de uma ótica credenciada. “As pessoas saem com a armação escolhida e quando voltamos é com a armação que escolheram”, informou Ana Nery.
 
Para emissão do cartão, os visitantes precisam levar documentos originais e cópias de RG, CPF, comprovante de residência, e também para o preenchimento da Autorização de Procedimento de Alta Complexidade (Apac), um documento que encaminha o recebimento de óculos, exames de ressonância, entre outros.
 
 
2011
 
No ano passado, a Saúde Itinerante da Sesau atendeu 9.949 pessoas, em oito municípios e 16 comunidades ribeirinhas visitadas. Já nas doações de óculos, 1.190 foram entregues. O investimento durante os 12 meses foi de pouco mais de R$ 132 mil.
Além das ações de Saúde Itinerante, o Departamento de Políticas de Saúde Itinerante dá suporte em saúde nas ações esportivas e eventos sociais, acompanhados possivelmente com ambulâncias e equipe médica.

Últimas Postagens