Polícia Civil investe na qualificação de policiais
Pela primeira vez a Delegacia Geral de Polícia vai realizar o curso de aperfeiçoamento voltado aos policiais civis do Estado. Serão 17 disciplinas aplicadas em 720 horas e que contará com profissionais especializados de instituições policiais não somente de Roraima, como de outros estados que vão ministrar as aulas.
A aula inaugural do curso de aperfeiçoamento será às 8h30 de segunda-feira, 06, no auditório da Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago (APICS)
O curso foi planejado pelo Sistema de Segurança Pública e vai ser executado com recurso do Governo do Estado e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça (MJ).
Este primeiro curso terá 120 vagas sendo 15% para delegados, 15% para escrivães e 70% para agentes de Polícia. Será aplicado em quatro turmas em dias alternados como forma de oportunizar que os policiais do Interior do Estado possam participar, sem prejuízo de seus trabalhos rotineiros nas unidades policiais.
As disciplinas aplicadas serão: Sistema de Segurança Pública no Brasil e em Roraima; Fundamentos de Gestão Integrada e Comunitária; Abordagem Sócio-psicológica da Violência e do Crime; Criminologia Aplicada à Segurança Pública; Direitos Humanos; Relações de Gêneros e Homofobia; Relações Humanas; Saúde, Segurança e Qualidade de Vida Aplicada ao Trabalho; Gestão da Informação; Procedimento de Polícia Judiciária; Métodos e Técnicas de Investigação Policial, Entrevista e Interrogatório; Inteligência Policial; Técnicas, Procedimentos e Prática Operacional Policial; Armas, Equipamentos e Tiro Policial – Método Giraldi; Busca, Preservação; Valorização da Prova e Local de Crime; Direção Defensiva e Operacional; Defesa Pessoal e Técnicas de Imobilização.
Segundo a delegada geral adjunta de Polícia Civil, Luciana Kulay, este é o primeiro curso de aperfeiçoamento desde que os policiais ingressaram na Polícia Civil em 2004. Destacou que os policiais realizaram inúmeros cursos promovidos pela Academia de Polícia Integrada, mas não nos moldes e carga horária deste curso.
“Vamos qualificar os profissionais. Essa qualificação visa prestar um melhor serviço à sociedade e uma segurança para o profissional de segurança. Temos disciplinas muito importantes que serão aplicadas e que vai desenvolver ainda mais o intelecto do policial e melhorar suas ações no momento de abordagens, trazendo mais segurança a estes profissionais. Os professores são especialistas na área”, destacou.
Para o secretário de Segurança Pública, Francisco Sá Cavalcante, a qualificação dos policiais civis de Roraima reflete a preocupação do Governo do Estado em manter o recurso humano em condições de garantir a segurança do cidadão.
“O policial deve receber uma atenção especial, pois é ele quem vai está na ponta investigando, cumprindo missões e efetuando prisões. Há uma necessidade de se investir em sua qualificação e aperfeiçoamento de técnicas que já vêem sendo implantadas em outros estados”, disse o Secretário.