00:00:00

Cidadão do Futuro

Detran recebe nova turma de adolescentes


Detran recebe nova turma de adolescentes

Os alunos participarão de diversas atividades, como blitze educativas

Os novos adolescentes que irão participar do “Projeto Cidadão do Futuro” foram apresentados nesta quinta-feira, 2, aos diretores e coordenadores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Reunidos no auditório Hilda Sobral Guedes, os adolescentes, acompanhados de seus familiares, receberam as orientações e conheceram as responsabilidades que terão pela frente.
\"\"O projeto é uma ação do Governo de Roraima, por meio da parceria entre o Detran e as Secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento (Sephd) e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes). A meta é beneficiar adolescentes devidamente matriculados na rede pública estadual, provenientes de famílias de baixa renda.
A representante da Setrabes, Maria Elisabeth Nascimento, destacou a parceria com o Detran e enfatizou os bons resultados. “Nossa parceria vai além da seleção, temos todo auxilio pedagógico com profissionais e palestras educativas. Sempre recebemos respostas positivas por parte dos adolescentes”, afirmou.
O diretor de Segurança do Trânsito do Detran, Gerson Moreno, enfatizou que o projeto é primordial para formação de jovens preparados, pois durante a passagem dos jovens, eles aprenderão os princípios básicos de cidadania. “O projeto é uma oportunidade única e almejada por muitos jovens. Por isso cobramos dos participantes e acompanhamos as notas escolares. Quem não estiver bem na escola é desligado do projeto”, esclareceu.
Para o diretor presidente do Detran, Jorge Everton, os jovens representam o futuro e devem ser educados para se tornarem bons cidadãos. Ele ainda afirmou que os adolescentes atuam como fiscais mirins dentro e principalmente fora do Detran. “A partir do conhecimento adquirido aqui, os jovens deverão cobrar dos amigos e parentes uma conduta correta no trânsito”, acrescentou.
A adolescente, Keilany Oliveira disse que conheceu o projeto por meio de um vizinho que participava e que acabou se interessando. Ela acrescentou que se sente orgulhosa de fazer parte da turma do “Cidadão do Futuro 2012. “Acho que o projeto vem para complementar o que aprendemos na escola. Com todos os cursos e atividades que vamos participar, sei que vou me tornar melhor”, observou.
Para a mãe de Keliany, Maria José Oliveira, participar do projeto é uma oportunidade de crescimento pessoal para a filha. “Sempre vemos os adolescentes panfletando nos sinais e participando de ações para melhoria do trânsito. Acho que a oportunidade só vai acrescentar na vida dela”, concluiu.
 
PROJETO
São 50 jovens, que no horário oposto ao das aulas, participarão de atividades voltadas para a educação do trânsito. Além de aulas de música, canto e teatro, eles têm aulas de legislação de trânsito e artes plásticas.
Os adolescentes participantes do programa Cidadão do Futuro 2012 foram selecionados através do Cadastro Único Geral da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).
O Cadastro Único Social é um banco de dados que traça o perfil sócio econômico das famílias em situação de vulnerabilidade. A proposta é oferecer prioridade de atendimento nas ações do governo, além de utilizar essas informações como base na elaboração de novos programas e serviços.

Últimas Postagens