- 05 de janeiro de 2026
Jucá garante 10 milhões para Hospital das Clínicas
Em entrevista, hoje (27) no programa Rádio Verdade, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB) falou das conquistas em 2011, dos desafios para este ano, conversou com os ouvintes e anunciou os recursos garantidos, em Brasília, para a construção da segunda etapa do Hospital das Clínicas, em Boa Vista. “Conseguimos 10 milhões para as obras do novo Hospital. O recurso já está empenhado, agora o governo do Estado deve apresentar o projeto para que a obra seja licitada. Vamos descentralizar o atendimento do HGR e ajudar quem mais precisa”, afirmou Jucá.
Nesta segunda etapa serão construídas instalações para os atendimentos em: cirurgia geral, obstétrica, neonatal e internação para gestantes de alto risco. As obras contemplam também: a central de material esterilização, lavanderia, nutrição, centro cirúrgico, farmácia e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto e neonatal para o atendimento de alta complexidade. Na primeira fase já foram construídos dois blocos com dois pavimentos, que atenderão demandas de um Pronto Atendimento, com salas de raio-x e ultrassonografia, de gesso, endoscopia, ecocardiograma e de recuperação, leitos de internação clínica, necrotério, área reservada para ambulâncias, laboratórios e consultórios de triagem.
Durante a entrevista o senador Jucá, comentou também, a assinatura do contrato para a construção do Linhão que vai ligar Manaus a Boa Vista. “Em três anos teremos energia segura em todo estado e deixaremos de depender da Venezuela. Com isso poderemos, também, construir as hidrelétricas e vender energia para o restante do Brasil”. A federalização da CERR é outro assunto que Jucá quer tratar este ano. “Vamos agendar uma audiência entre o governador José de Anchieta e a presidente Dilma. Nosso objetivo é levar a ela uma proposta para que a CERR possa ser ‘absorvida” pela Eletrobrás, e assim todos seus funcionários passarão a ser federais”.
O senador anunciou, ainda, a construção de mais 200 casas populares pela prefeitura de Boa Vista. “Visitei, ontem, o prefeito Iradilson e falamos sobre as novas obras para a capital. Garantimos R$ 7 milhões para a construção de 200 casas, além de obras de asfalto e drenagem em vários bairros da cidade”. O líder também comentou sobre o pagamento da segunda ação dos precatórios. “Vamos trabalhar para a ação seja julgada, em breve, no STJ, e assim negociar junto ao governo federal o pagamento dos professores”. O enquadramento dos funcionários do ex-território de Roraima é outra prioridade do senador. “O projeto de minha autoria já foi votado no Senado, e agora está na Câmara dos Deputados. O relator é o deputado Luciano Castro. Vamos cobrar para que a matéria seja colocada, em pauta, e assim fazer justiça com milhares de servidores”.