- 05 de janeiro de 2026
CDI realiza primeiro mutirão do ano neste sábado, 28
Os atendimentos terão início neste sábado (28), e seguem até a segunda (30), nos dois horários do dia
Neste sábado, 28, o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) realiza o primeiro mutirão de cateterismo do ano, e atenderão 15 pacientes cardiopatas na sala de Hemodinâmica, e também duas angioplastias também acontecerão. Os exames seguem até segunda-feira (30). Os procedimentos ocorrem durante a manhã e tarde, com início às 7h30.
Os médicos responsáveis desde a primeira edição da ação são o cardiologista Marcelo Nakashima, de Roraima, e o colega Luís Carlos Matos, do Distrito Federal. A unidade está entrando no terceiro ano consecutivo com atendimentos realizados mensalmente, sem falhar um mês.
Segundo Fátima de Jesus, diretora do CDI, o calendário de procedimentos de 2012 foi elaborado ainda em junho do ano passado, para que seja cumprido o cronograma sem contratempo, além de deixar os pacientes com tempo hábil para se organizarem. “A estratégia é para continuar cumprindo as normas certas e, sobretudo, para que não haja demanda reprimida”, destacou.
O cateterismo é importante para detectar algo mais grave no paciente e, em alguns casos, encaminhá-lo para um tratamento mais complexo. O cateterismo é simples, dura de 20 a 30 minutos, porém a pessoa permanece no mínimo quatro horas em observação e depois é liberada para casa. No caso de pacientes da unidade coronária do Hospital Geral de Roraima (HGR), eles voltam e são atendidos pelos profissionais da unidade.
Caso seja detectada alguma obstrução nas artérias do paciente, durante o exame, ele imediatamente será submetido a uma angioplastia no dia seguinte. Assim, a artéria será desobstruída.
Já o exame de angioplastia demora, em média, 50 minutos. A pessoa fica em repouso por 24h, e não havendo complicação é liberada. Dentro de 20 dias, a pessoa já pode ter uma rotina normal.
Paralelo a isso, o CDI conseguiu no ano de 2011 a realização de 165 cateterismos e 32 angioplastias bem sucedidas pelo mutirão. A meta esta ano é possibilitar um atendimento mais ágil aos pacientes com problemas no coração e superar os números do ano passado.
No balanço das atividades de 2011, o Centro de Diagnóstico por Imagem realizou 2.533 procedimentos. Os principais foram de tomografia (999) e ecocardiograma (979).
PROCEDIMENTO
O cateterismo cardíaco é um procedimento em que é colocado um cateter (tubo fino, comprido e mole) em uma veia ou artéria, vasos sanguíneos que chegam até o coração, para estudos. Pode ser feito pelo braço direito por dissecção (com um pequeno corte) e pelos punhos ou pelas virilhas por punção.