00:00:00

4,7%

Desemprego no Brasil é o menor da história


Desemprego no Brasil é o menor da história


RIO - O desemprego brasileiro caiu para 4,7% em dezembro, ante 5,2% em novembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira. Com isso, a taxa fechou 2011 com a média anual de 6,0%. Economistas consultados pela Reuters esperavam uma taxa de 4,9% em dezembro.
- O nível de ocupação é um recorde, que trouxe também aumento da qualidade do emprego. Em momentos de recessão, esse indicador pode até aumentar, mas com aumento na informalidade e redução no rendimento, mas não é o caso aqui. A queda foi menor do que a registrada em 2010, porque 2009 teve impactos da crise mundial. No entanto, ainda temos um grande contingente de pessoas procurando emprego, ou na informalidade, e dentro da população ocupada existe ainda um grande percentual que não contribui para a previdência. Ainda temos muito o que melhorar - avaliou o gerente da pesquisa, Cimar Azeredo.
\"\"A média da população ocupada no total em 2011 foi de 22,5 milhões de pessoas, 2,1% maior que a de 2010 (22,0 milhões), segundo o IBGE. O percentual da população ocupada foi maior nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte (57,0%), São Paulo (55,8%) e Porto Alegre (55,1%). Em Recife, foi registrada a menor, com 46,6%.
- Isso se deve a uma característica regional de idade. O Nordeste tem uma população de característica mais jovem - disse Azeredo.
O rendimento médio real habitual dos ocupados (R$ 1.650,00, o valor mais alto para o mês de dezembro desde 2002). Os maiores avanços foram em Belo Horizonte (4,5%) e Rio de Janeiro (4,9%). A variação em São Paulo, de 0,7%, foi a menor.
- A diferença entre as regiões está cada vez menor. São Paulo, que costumava ocupar uma posição destacada, está mais próximo das outras regiões - avaliou o gerente da pesquisa.

Fonte: Agência o Globo

Últimas Postagens