- 05 de janeiro de 2026
Sesau disponibiliza preservativos para municípios
Interessados devem procurar a gerência do Núcleo de Controle às DST/HIV/Aids, na Sesau, das 7h30 às 18h
A Secretaria Estadual de Saúde Roraima (Sesau) disponibilizou preservativos femininos e masculinos para os municípios que pretendem realizar ações de prevenção às Doenças Sexualmentes Transmissíveis (DSTs) durante as festas de Carnaval. Os interessados devem procurar a gerência do Núcleo de Controle às DST/HIV/Aids, na Sesau, das 7h30 às 18h.
O Estado deve receber ainda do Ministério da Saúde (MS) 15 mil folderes sobre DSTs, 700 cartazes e cinco mil leques para serem distribuídos durante as festas de carnavalescas na capital e interior. O MS ainda não definiu a data de entrega.
De acordo com a técnica da gerência do Núcleo de Controle às DST/HIV/Aids, Sumaia Dias, a quantidade de preservativos e geis lubrificantes disponibilizados para cada município será conforme a estratégia de atuação definida. “Forneceremos assessoramento aos profissionais de como proceder durantes as festas”, informa.
No dia 02 de fevereiro, o MS informará o tema da campanha do Carnaval 2012, porém o público já foi definido: jovens de 15 a 24 anos, gays e heterossexuais. A intenção é estimular a prevenção e o uso de preservativos durantes as festas.
DADOS
Em 2011, foram registrados 26 novos casos de Aids em jovens com idades entre 15 a 29 anos. Em 2010, 39, uma redução de pouco mais de 35%. O total de casos de 2011 também caiu para 105, quando no ano anterior chegou a 124. As informações são do Sistema de Agravos e Notificações (Sinan).
SUPORTE
A Sesau entregou, neste mês, materiais e equipamentos para unidades de saúde e ONGs reforçarem ações de combate às DSTs. Hospital Geral de Roraima, Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth e Serviço de Atenção Especializado (SAE) do Hospital Coronel Mota também foram beneficiados com cadeiras, frigobar, mesas e stand. O investimento foi de R$ 12.426,00, por meio do incentivo financeiro de repasse fundo a fundo do Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais.
O Estado oferece tratamento aos portadores do vírus HIV, mas os pacientes enfrentam muitos desafios, entre eles, emocionais, físicos e ainda o preconceito. “Investimos e estimulamos a prevenção com a disseminação de informações e distribuição de preservativos. Aos pacientes oferecemos todo o tratamento”, afirma o secretário Estadual de Saúde, Leocádio Vasconcelos.