00:00:00

SAMU Regional

Mais de três mil remoções realizadas


Mais de três mil remoções realizadas para capital

  
 
35,8% das remoções do ano passada são representadas por causas diversas

O relatório das remoções de urgência e emergência realizadas durante o ano de 2011, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), indica que foram trazidos do interior para a capital, 3.022 pacientes, com os mais diversos tipos de agravos ou traumas.
 
\"\"Quase 36% das remoções foram de causas diversas, como casos clínicos, acidentes com animais domésticos, intoxicação, distúrbios, queimaduras, entre outras causas, totalizando 1.080 pacientes atendidos.  
 
Já as remoções por causas obstétricas atingem a marca de 711 atendimentos, assumindo o segundo motivo que mais utilizam as ambulâncias. Em média, foram 59 deslocamentos ao mês. Mulheres em trabalho de parto apareceram com 446 remoções, seguida de gestantes com complicações na gestação (133). 
 
Segundo Luzia Rodrigues, diretora do Samu Regional, o trabalho é fundamentado nas diretrizes da Política Nacional de Atenção às Urgências. Nesse sentido, o programa continua em fase de implantação com a ideia de melhorar os serviços aos 13 municípios que já oferecem o atendimento. “Para atender melhor a população aguardamos o parecer do Ministério da Saúde”, argumentou. 
 
Ainda conforme a diretora, com a implantação de fato do Samu, novos profissionais poderão ser contratados e capacitados para a execução do trabalho. A expectativa é que possa ser ainda esse ano, mas tudo vai depender do MS. 
 
Considerando o trabalho do Samu desde a implantação, Luzia avalia como sendo de grande importância. “A quantidade de pessoas removidas para a capital e que são salvas, não tem como enumerar tamanha importância dos serviços para a comunidade que vive distante da capital”, enfatizou. 
 
As pessoas são removidas para os Hospitais de referências na capital, Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), Hospital Geral de Roraima e Hospital da Criança Santo Antônio. A ambulância tem espaço para socorrer duas pessoas de uma só vez. 
 
A diretora salientou que os moradores do município do Cantá usam com mais freqüência o atendimento móvel de urgência. “Acreditamos que seja pelo fato do município ser a 38 km de Boa Vista”, informou, lembrando que logo vem São João da Baliza e Rorainópolis
 
 
AÉREAS
 
Com relação às remoções aéreas nos seis últimos meses de 2011, o Departamento do Samu e o serviço do Governo do Estado atenderam 14 chamados de pacientes dos municípios do interior. Segundo o Departamento, São Luiz do Anauá aparece com sete chamados, enquanto São João da Baliza, com seis e, finalmente, Normandia com apenas uma.    

 

Últimas Postagens