00:00:00

Banco da Amazônia

Workshop e anuncio de recursos para Roraima


Workshop e anuncio de recursos para Roraima


O Banco da Amazônia em Roraima em parceria com o governo do Estado promoveram nesta segunda-feira (23), no auditório da Secretaria de Agricultura o I Workshop de Negócios em Boa Vista.

\"\"Com a finalidade de apresentar as linhas de financiamento da instituição para os diversos setores da economia roraimense o evento levou para a discussão os investimentos nos empreendimentos rurais, na agricultura família e para os micros e pequenos empresários, dentre outros.

O novo Superintendente do Banco do Amazônia em Roraima, José Alves Bezerra, fez questão de apresentar a estrutura detalhada que o banco detém na região e anunciou que a entidade financeira dispõe de R$ 200 mi para financiamentos em 2012, somente para o Estado de Roraima.

O superintendente esclareceu principalmente dúvidas sobre o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), criado pela Constituição Federal de 1988, que estabeleceu em seu artigo 159, a obrigação de a União destinar 3% da arrecadação do IR (Imposto sobre a Renda) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para serem aplicados em programas de financiamento aos setores produtivos das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, através de suas instituições financeiras de caráter regional.

“Estamos realizando este evento que foi uma sugestão do governo de Roraima para discutirmos a promoção do desenvolvimento econômico e social da Região, através de programas de financiamento aos setores produtivos privados. Este crescimento passa pelos investimentos no setor primário. Temos recursos para investimentos em financiamentos e estamos esperando os produtores do Estado”, explicou.

O chefe da Casa Civil, Sergio Pillon, que representou o governador José de Anchieta, ressaltou os investimentos promovidos pelo governo do Estado no setor primário, destacando a titularização de terras, o asfaltamento de estradas e vicinais e o programa Luz para Todos. Ele explicou que o setor agrícola está pronto para crescer em 2012 e o Banco da Amazônia será um parceiro fundamental para levar as oportunidades ao homem do campo.

“O governo está implementando uma política de prioridade no setor primário. Estamos com toda a infraestrutura pronta com estradas e vicinais asfaltadas, energia segura e incentivos fiscais para alavancar a produção. Os recursos Banco do Amazônia vão ajudar o agricultor seja da agricultura familiar ou em larga escala a viabilizar projetos que possam tornar Roraima um estado forte no setor agrícola”, disse Pillon.

O secretário de Agricultura, Rodolfo Pereira, afirmou que o governo pretende alcançar uma grande área plantada de grãos que possa gerar emprego e renda para o Estado e o banco será fundamental neste processo. Ele também citou a agricultura familiar como uma saída para a geração de empregos que podem ser viabilizados com os recursos disponibilizados pelo Banco da Amazônia. 

“Temos toda a estrutura de terras legalizadas e insumos do governo do Estado como calcário, além de adubo. Precisamos que o banco da Amazônia possa incrementar este processo com o acesso dos agricultores as linhas de financiamentos para que eles possam produzir e gerar empregos no campo”, argumentou.

Últimas Postagens